PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

TAM: maior demanda abre espaço para alta dos preços



O forte crescimento do tráfego aéreo doméstico nos últimos meses, superior a 20% em agosto e em julho comparativamente a períodos equivalentes de 2008, abre espaço para haver no setor um "pequeno reajuste de tarifas", avalia o diretor de vendas da TAM, Klaus Kühnast. Segundo ele, contribuem para a melhora dos preços das passagens a recuperação do mercado corporativo, com uma consequente melhora da ocupação de assentos da classe executiva. "A melhora do mercado executivo ajuda a aumentar a média e a recompor as receitas do setor", completa.

Na avaliação do executivo, existe espaço para aumento de yield - receita bruta de transporte de passageiros dividida pela quantidade de clientes - porque as tarifas "não estão apenas competitivas, mas muito baixas", situação provocada pela entrada de novas companhias no mercado doméstico e também pela necessidade de "encher os aviões" em tempos de crise. Kühnast calcula que a indústria brasileira de aviação esteja praticando preços 20% menores do que os verificados em 2008. "Mas aumento de preços esperado daqui por diante, que será um processo natural e depende dos outros players, não levará as passagens aos mesmos patamares de 2008", ressalva o diretor da TAM, que participou hoje de seminário na Câmara Americana de Comércio (Amcham).

No primeiro semestre, a TAM reportou um yield negativo em 8,2% para voos nacionais. Quando apresentou os dados do balanço à imprensa, no mês passado, o vice-presidente de Finanças, Gestão e TI, Líbano Miranda Barroso, informou que este indicador vinha subindo 10% entre julho e agosto, comparativamente ao segundo trimestre, o que deve levar o indicador a um valor negativo em 5% no exercício completo de 2009. A TAM não revela a projeção de yield para os voos internacionais.
Agência Estado

Nenhum comentário: