PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Estacionamento eleva custo no Afonso Pena



A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), administradora do Aeroporto Internacional Afonso Pena, reconhece que a atual capacidade do pátio de estacionamento de aeronaves impede os aviões procedentes de outras cidades de pernoitarem em Curitiba. Para a Infraero, no entanto, as 14 vagas existentes hoje atendem à demanda atual e não impedem a operação de novas rotas, “desde que não haja solicitação de pernoite”, ressalva.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados no dia 24 de novembro, o Sindicato Na­cional das Empresas Aero­viárias (Snea) apontou para a falta de pátios de estacionamento em 12 aeroportos brasileiros de cidades que sediarão a Copa do Mundo em 2014– incluindo o Afonso Pena.

“Curitiba é um dos aeroportos do Brasil em que não temos condições de pernoitar por falta de vagas no estacionamento das aeronaves. Já é um aeroporto que está pequeno para a demanda existente”, avalia o presidente do Snea, José Márcio Mollo.

Para o consultor aéreo Paulo Bittencourt Sampaio, essa limitação cria um custo adicional para as empresas. “Quando um avião não pode pernoitar nestes aeroportos, a companhia opta por rotas inviáveis e não cria um serviço eficiente, alinhado aos interesses dos passageiros”, diz.

Atualmente, o pátio de estacionamento de aeronaves do Afonso Pena possui 14 posições, divididas em pátio principal – com 6 posições com pontes de embarque – e pátio remoto – com mais 8 posições. Entre os investimentos previstos para a Copa 2014 no Afonso Pena está a ampliação do pátio de estacionamento, que possibilitará o aumento na capacidade em mais 7 posições, de acordo com a Infraero.


12 horas

Nenhum comentário: