PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Airbus com queda de receitas


A fabricante europeia de aviões Airbus entregou um recorde de 498 aviões no ano passado, contra 483 em 2008, superando a Boeing pelo sétimo ano consecutivo. O presidente-executivo da Airbus, Tom Enders, disse que a empresa planeia manter as entregas em 2010 perto dos níveis registados nos últimos dois anos.
Apesar do aumento nas entregas, a receita caiu 3,6 por cento, para cerca de 41,7 mil milhões de euros em 2009, mil milhões de euros a menos que o esperado pelo mercado.
O grupo aeroespacial previu receita “aproximadamente estável” contra o recorde do ano anterior, de 43,27 mil milhões de euros.
A empresa também alertou que o superjumbo A380 vai continuar a ser um peso financeiro para a companhia nos próximos anos. Representantes da empresa ainda renovaram a pressão sobre os governos europeus para realização de concessões sobre orçamentos e prazos estourados, numa disputa que se arrasta há nove meses, sobre o avião de transporte militar A400M, que a Airbus insiste ser incapaz de produzir sem mais recursos.
A Airbus, parte do grupo aeroespacial EADS, tem sofrido há anos com os atrasos no desenvolvimento das aeronaves civil e militar, dois dos maiores projectos industriais da Europa.
Mas apesar da produção do A380 ter caído no seu segundo ano completo de produção, Enders disse que uma auditoria interna encontrou formas de produzir o modelo de maneira mais eficiente.
A empresa entregou 10 superjumbos, contra 12 em 2008 e contra uma meta inicial de 18 para 2009. Enders disse que a produção de oito aviões foi afectada por pedidos de adiamento feitos por companhias aéreas devido à fraca economia. O restante foi afectado por obstáculos à produção no final do ano.
JORNAL DE ANGOLA

Nenhum comentário: