PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sábado, 10 de abril de 2010

Empresário conquistense inaugura montadora de aviões em Barreiras

Natural de Vitória da Conquista, mas radicado em Barreiras desde o início da década de 80, o empresário Kleber Rangel criou uma estrutura de montagem e está trazendo para Barreiras técnicos da região Sudeste e Sul para produzir aeronaves em escala.


Já está funcionando no Hangar da Aero Centro, instalada no aeródromo da Associação Barreirense Aerodesportista (ABA) a montadora de aviões de pequeno porte que visa atender a necessidade de agricultores e empresários que buscam nesse tipo de transporte a agilidade e rapidez necessárias para percorrer longas distâncias, como é o caso da região Oeste da Bahia.

De propriedade do empresário Kleber Rangel, a Aero Centro, que por muitos anos manteve uma parceria com a fábrica de aeromodelos Paradise, atualmente decidiu montar seus próprios aviões. “Minha ligação com a fabricação de aviões de pequeno porte data do ano 2000 quando o empresário Noé Oliveira, trouxe para Barreiras um protótipo P1, aeronave de dois lugares da Paradise para que eu testasse e efetuasse a venda na região. Durante seis anos fui o responsável pela venda de todos os exemplares produzidos pela empresa”, comentou o empresário ressaltando que agora resolveu fazer o caminho inverso. “Enquanto a Paradise fabrica e exporta aeronaves prontas para os EUA e Austrália, a Aero Centro vai importar kits RVs dos EUA, fazer a montagem em Barreiras e efetuar a venda no mercado interno”, disse Rangel.


Sobre a confiabilidade desse material, Rangel enfatiza que já existe mais de 8 mil aeronaves voando no mundo e outras 24 mil em construção e que utilizam esses mesmos kits. “A Aero Centro adquire esses kits de uma empresa de renome internacional, especializada em produzir e vender kits para serem montados pelo próprio comprador”, comentou.

Natural de Vitória da Conquista, mas radicado em Barreiras desde o início da década de 80, o empresário criou uma estrutura de montagem e está trazendo para Barreiras técnicos da região Sudeste e Sul para produzir aeronaves em escala. “Importamos recentemente oito Kits sendo três de aeronaves RV10 (quatro lugares, totalmente em alumínio, velocidade de cruzeiro de 320 km/h) e cinco RV7 (dois lugares, aeronave esportiva acrobática, totalmente em alumínio, velocidade de cruzeiro de 320 km/h) que pretendemos dar início a montagem tão logo o material seja liberado no porto de Santos”, falou.

Segundo Rangel, dessas aeronaves que a Aero Centro vai começar a montar, seis já tem proprietários. “A demanda nacional por esse tipo de aeronave é muito grande. Muitos agricultores e empresários têm adquiridos aviões em função da agilidade e rapidez na locomoção de grandes distâncias. Com a necessidade de estar em vários lugares no mesmo dia, o avião deixou de ser considerado um objeto de luxo e sim um item fundamental no concorrido mundo dos negócios”.

De acordo com o empresário, quando a montadora entrar em plena escala de produção, o que deverá ocorrer a partir do próximo mês de junho, a meta é montar duas aeronave/mês. “Essa produção já poderia estar nesse ritmo, só que temos alguns gargalos de importação e exportação. Nossos portos e aeroportos não estão preparados para absorver a demanda crescente no setor”, disse.

Na visão do empresário, outro fator negativo que tem prejudicado a ampliação da montadora é quanto ao acesso do aeródromo. “Só para se ter uma idéia, o aeródromo da ABA é considerado o segundo do interior no Nordeste em número de pousos e decolagens particulares e o acesso até aqui está em péssimas condições e não condiz com a necessidade de Barreiras”.

Custo – Dois lugares custa na faixa de U$ 130 mil e de quatro lugares U$ 185 mil, na versão básica, mas dependendo dos opcionais escolhidos pelo cliente, o preço pode ser maior.

Aero Centro Brasil 2010 – Entre os dias 3 e 6 de setembro, Luís Eduardo Magalhães vai receber o que há de melhor em termos de aviação civil, com a realização do primeiro Aero Centro Brasil 2010 (Feira Show). O lançamento do projeto aconteceu no dia 20 de março, no Hotel Solar Rio de Pedras, e contou com a presença de pilotos, hoteleiros e donos de restaurante do município.
A ideia é incluir a feira, a partir de 2011, no calendário oficial de eventos do município. A principal justificativa para a realização do evento é o grande déficit existente no país em relação a eventos deste tipo.

blogdo marcelo

Nenhum comentário: