
MOSCOU - Dentro de um mês os brasileiros que quiserem viajar para a Rússia, por um período de até 90 dias, não vão mais precisar de visto de entrada. O acordo de isenção de visto, assinado entre os dois países em novembro de 2008, finalmente entrará em vigor, depois de o Congresso dos dois países aprovarem a medida. Com esta iniciativa, o governo brasileiro espera ampliar o turismo entre os dois países, conforme ressaltou o embaixador do Brasil na Rússia, Carlos Antônio da Rocha Paranhos.
O anúncio da suspensão da exigência de vistos será feito durante cerimônia de assinatura de atos entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e da Rússia, Dmitri Medvedev, na visita de dois dias que Lula iniciará nesta quinta-feira a Moscou, primeira etapa de uma viagem de uma semana que inclui passagens ainda pelo Qatar, Irã, Espanha e Portugal.
Atualmente a embaixada brasileira concede cerca de dez mil vistos  para os russos visitarem ou fazerem negócios no Brasil. "Com a isenção  dos vistos, a tendência é ampliar e muito este fluxo", comentou o  embaixador. Segundo ele, o próximo passo é que empresas aéreas  brasileiras e russas se interessem por abrir linhas aéreas diretas entre  os dois países. Paranhos informou que a empresa russa Transaero já  demonstrou interesse em voar para o Brasil. Esse tipo de acordo exige  contrapartida de empresa brasileira querer voar para Moscou. Enquanto  isso, os russos podem voar diretamente para o Brasil apenas em voos  charters. Ele lembrou que hoje, 40 mil russos desembarcam na República  Dominicana por meio de pacotes turísticos, o que demonstra que "este é  um filão a ser explorado cada vez mais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário