PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Avião solar voará por 5 anos sem nenhuma parada

Aeronave será usada em missões de espionagem

Solar Eagle
impressão artística do Solar Eagle, avião de espionagem que será capaz de voar por 5 anos sem parar (Boeing)

A aeronave terá motores elétricos espalhados por uma asa de 120 metros, 10 a mais que o comprimento do campo de futebol no estádio do maracanã

A fabricante americana de aviões Boeing está desenvolvendo uma aeronave sem tripulação e abastecida por energia solar que poderá voar por cinco anos ininterruptos. O avião recebeu o nome de Solar Eagle e está sendo desenvolvido para sobrevoar a alta atmosfera terrestre — acima de 18 quilômetros de altura — enviando ao solo informações de vigilância e inteligência. O projeto vai custar 89 milhões de dólares.
A pesquisa está sendo financiada pela Defense Advanced Research Projects Agency (Darpa), agência do exército americano responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias militares. A Darpa foi responsável, por exemplo, pela criação da estrutura que depois daria origem à internet. Quem está executando o projeto é a Phantom Works, braço de pesquisas da Boeing. A divisão também está trabalhando em outros projetos de aviões militares que não necessitam de tripulação, como um avião caça e um movido a hidrogênio.
Durante a fase de testes, o Solar Eagle irá permanecer na alta atmosfera por 30 dias, coletando energia solar durante o dia que será usada para fornecer energia durante a noite. A aeronave terá motores elétricos de alto desempenho espalhados em uma asa de 120 metros, 10 metros a mais que o comprimento do campo de futebol no estádio do Maracanã. O voo de estreia está previsto para 2014.
veja

Nenhum comentário: