PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Imigração prende brasileiros que frequentavam escola de aviação em Massachusetts


Todos eles são imigrantes indocumentados e podem agora ser deportados.

Pelo menos 18 brasileiros estão sendo procurados pela imigração (ICE) no estado de Massachusetts. Todos fazem curso de piloto na TJ Aviation Flight Academy em Stow, região de Boston, e estão indocumentados no país. Um deles foi preso e liberado.

De acordo com o blog Brasil com Z, do jornalista Eduardo de Oliveira, a ‘caça’ aos brasileiros aconteceu na manhã da quinta-feira (7). Eram 6am quando seis homens e uma mulher do ICE foram até um condomínio em Shrewsbury procurar por Tiago. Os agentes foram atendidos pela esposa do brasileiro, que já havia saído para o trabalho.

Aluno da TJ Aviation Flight Academy desde setembro de 2009, Tiago dividiu uma cela no escritório do ICE em Boston com outros aprendizes de piloto. O interrogatório do brasileiro foi acompanhado por funcionários da Administração de Segurança no Transporte (TSA, na sigla em inglês), órgão federal responsável pela segurança dos transportes no país.

Tiago, que se recusou a responder várias das perguntas sem a presença de um advogado, foi liberado após ter as impressões digitais coletadas. Procurado por Eduardo, o brasileiro só disse que estava organizando a defesa e se recusou a passar qualquer informação.

Pelo menos seis pilotos já tinham sido interrogados no final da manhã. Tiago teria sugerido um único advogado para representar ele e todos os pilotos, de acordo com informação de um deles.

Quatro horas antes do ICE bater na casa de Tiago, um brasileiro em Framingham foi procurado pelos agentes. Enquanto falava com advogados, a fim de saber suas opções, o imigrante mantinha a esposa e os dois filhos em silêncio dentro de casa. As batidas na porta continuavam.

Ironia
“Os pilotos que estiverem indocumentados nos EUA vão entrar em processo de deportação. Mas terão direito de defesa”, afirmou Ana Lúcia Paulin, esposa do advogado de imigração Joshua Paulin.

O que mais teria chamado a atenção das autoridades, segundo a polícia de Framingham, é o fato da TJ Aviation deixar os imigrantes indocumentados frequentarem o curso. Antes de serem aceitos na escola, os brasileiros tiveram o passado criminal investigado. Além disso, o passaporte deles passou pela polícia local para um consulta de dados no FBI (polícia federal americana), antes que os imigrantes recebessem as instruções de piloto.

A polícia deu a entender que é a TJ Aviation quem está sob investigação, embora não tenha revelado o verdadeiro motivo das batidas. A segurança nos aeroportos americanos e vôos, tanto domésticos quanto internacionais, foi redobrada depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Um dos aviões que se chocaram contra as torres gêmeas havia saído de Boston.

Os três terroristas estrangeiros que comandaram o atentado tiveram lições de pilotagem nos Estados Unidos. Alguns deles estava em situação regular no país.

Para frequentar as aulas da TJ Aviation, cada piloto paga $115 a hora (vôo solo) e $165 (vôo duplo com instrutor). Os preços dos vôos a passeio variam entre $45 (vôo de avião curto) e $250 (helicóptero).
comunidade news

Nenhum comentário: