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quarta-feira, 27 de março de 2013
Gol passa a cobrar por serviço de bordo em voos domésticos após prejuízo bilionário
O registro de prejuízo de R$ 1,5 bilhão em 2012 levou a empresa Gol a acabar com serviços de bordo gratuito em todos os voos domésticos até o mês de maio deste ano. A medida visa diminuir os gastos e, ao mesmo tempo, obter mais receita. De graça, os passageiros receberão um copo de água, quando pedido.
A perda apresentada em 2012 equivale ao dobro do prejuízo do ano anterior. Nos quatro últimos meses do ano passado, a empresa teve queda de R$ 447,1 milhões devido a alta no preço do combustível e aos gastos extras com o fim da Webjet.
Os voos nacionais representam 95% das operações da Gol, a única empresa a oferecer serviço de bordo pago no Brasil. As demais empresas, como TAM, Avianca e Azul, têm serviço grátis. Desde essa segunda-feira (25), o cardápio pago foi estendido para voos da ponte aérea entre os aeroportos Santos Dumont e Congonhas. Neles, a opção grátis é apenas para água. Até a semana passada, essa ponte aérea oferecia também refrigerante, amendoim e suco.
O combustível, considerado outro fator contribuinte para o prejuízo, cresceu 18% em dois anos. A Gol cita ainda a alta do dólar e o aumento de mais de 30% nas tarifas aeroportuárias como pontos prejudiciais à empresa.
TRIBUNA DO NORTE
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