Construção fica em região tibetana na província de Sichuan.
Voos vão encurtar viagem à capital da região de dois dias para uma hora.
A China inaugurou, nesta segunda-feira (16), o aeroporto civil mais alto do mundo, em uma região remota da província de Sichuan.
O Aeroporto de Daocheng fica em Garzi, uma área com grande concentração de tibetanos. Ele fica 4.411 metros sobre o nível do mar, superando o aeroporto de Qamdo, no Tibete, que fica a 4.334 metros e detinha o título de mais alto do mundo.
A agência de notícias oficial "Xinhua" afirma que os voos vão inicialmente conectar a região com Chengdu, a capital da província. A viagem de ônibus, opção disponível até agora, demorava dois dias. De avião, o tempo do percurso será de uma hora.
O aeroporto foi criado para receber 280 mil passageiros por ano e deve ajudar a levar turistas para a Reserva Natural de Yading, uma área conhecida por sua beleza natural intocada.
A China lançou recentemente um programa para renovar aeroportos antigos e construir novos, especialmente nas áreas remotas do oeste do país, como uma forma de incentivar a economia.
Alguns desses aeroportos ficam localizados em regiões tibetanas, cuja população se opõe ao controle político da China, e muitas vezes têm também um propósito militar, para que as tropas possam chegar rapidamente em períodos conturbados. Garzi foi cena de numerosos protestos contra o governo chinês nos últimos três anos e permanece sob forte vigilância.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário