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segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

American Airlines pretende dispensar 175 pilotos

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Visando adequar a força de trabalho à redução que a companhia aérea realizou na frota durante os últimos 18 meses, a Amercian Airlines pretende realizar a dispensa temporária de 175 pilotos, informou Aviation Week.

A intenção da American é efetivar 80 dispensas até o fim do mês de Fevereiro, mas a companhia ressaltou que também se encontra em negociação com a associação APA (Allied Pilots Association) para avaliar possíveis formas de reduzir o número total.

Entre as possibilidades visando mitigar a imposição das dispensas estariam pedidos voluntários de dispensa temporária e o incentivo à aposentadoria de funcionários mais antigos.

CR

Avião derrapa e sai da pista na Noruega


Um avião Canadair CRJ-200 da West Air Sweden voando pela DHL derrapou no último terço da pista do Aeroporto Svalbard-Longyearbyen, na Noruega, hoje (25).

Fotos: Trond Arve Aagensen (vice-governador) / Divulgação

Uma combinação de fortes ventos e superfícies escorregadias foi a provável causa da derrapagem que fez com que o avião saísse da pista, informou o gerente adjunto do aeroporto, Morten Ulsnes.

O avião, que transportava malotes do correio, vinha de Tromso para Longyearbyen, com 2 tripulantes, saiu de pista 28 às 12:30 (hora local - 11:30 Z).

O avião chegou a uma posição com todo o equipamento fora da superfície pavimentada em um ângulo de 90 graus em relação à pista, cerca de 300 metros antes do final da mesma.

Mapa: Cortesia/Google Earth

A pista 10/28 do Aeroporto Svalbard-Longyearbyen tem 2.320 metros (7.600 pés) de comprimento.

Nenhum dano

Não houve relatos de quaisquer ferimentos no incidente. A aeronave também está intacta, apesar de ainda não ter sido melhor avaliada pelos engenheiros da empresa aérea.

- Será certamente realizada uma investigação sobre o que aconteceu, eu não tenho nenhuma idéia agora sobre o ocorrido, disse Ulsnes.

Anteriormente, um avião da Scandinavian Airlines já havia cancelado a aterrissagem do voo SK-4414/SK-4425 no mesmo aeroporto devido às más condições da pista.

Imagens do aeroporto de Longyearbyen - Fotos: Scanpix / Torgrim Rath Olsen

Desástres Aéreos

400 empresas serão representadas em Marrakech AEROEXPO 2010




AEROEXPO Marrakech, Industrial Internacional de Aeronáutica em Marrocos, abrirá as suas portas no Marrakech Menara International Airport de27 à 30 deste mês, com o objetivo de reunir os principais intervenientes da indústria aeroespacial e de ser um canal nos meios de comunicação social do setor na África.



Air Comet e seus proprietários acusados de fraude


o Alto Tribunal de Justiça abriu processo de investigação contra a Air Comet e seus proprietários Gerardo Díaz Ferrán e Gonzalo Pascual, por alegada fraude, considerando-se que possam ter cometido uma conduta " fraudadora contra um grande número de pessoas " continuarem vendendo bilhetes apesar de saberem que iriam fechar a empresa.

O PRÓXIMO DESTINO DE BARIONI



O executivo David Barioni, que deixou a presidência da TAM no fim do ano passado, deve voltar a comandar uma empresa em breve.

Barioni, que presta consultoria à companhia de transporte Júlio Simões, negocia com uma empresa da área de alocação de mão de obra e com outra de logística.
Nos próximos dias ele deve anunciar seu destino.
Contato Radar

TAM e TWR SBSP


FUEL PUMPS ON

TV ao vivo nos aviões da Azul



A Azul Linhas Aéreas lançará até o fim deste ano um serviço inédito na aviação comercial brasileira. A companhia fundada por David Neeleman fechou um acordo com a Sky para transmitir 36 canais de televisão ao vivo. O serviço é mais uma tentativa de encurtar um pouco a enorme distância que separa a Azul das líderes — TAM e Gol. O longo tempo para executar o projeto se deve a dificuldades técnicas no desenvolvimento de uma antena para equipar os aviões. As antenas usadas nos jatos da americana Jet Blue, por exemplo, não se adaptaram às características técnicas existentes no Brasil e um novo modelo está sendo desenvolvido.
Contato RADAR

Que Comparação Hein?...Francamente...



O presidente da MTV, André Mantovani, costuma comparar os voos solos dos ex-VJs da casa - rumo a outras emissoras - a acidentes aéreos. "Ninguém sobe no avião achando que ele vai cair, mas eles caem e não sobra ninguém", diz. Trágica, a comparação de Mantovanni é posta em xeque toda vez que uma grande rede seduz talentos revelados na emissora musical. Mas nada comparado à rapa que a Record fez recentemente na MTV.
Estadão

Easyjet enfrenta ação judicial em Paris


Easyjet está enfrentando um tribunal trabalhista em Paris, depois de alegadamente quebrar as leis trabalhistas francesas.
As autoridades francesas têm acusado a companhia de não declarar 170 pessoas empregadas no aeroporto de Paris Orly entre 2003 e 2006.

Relatórios afirmam que a Easyjet poderia ser responsabilizada por 10 milhões de euros em dívidas por contribuições para a seguridade social.

A Easyjet argumenta ,alegando que o pessoal foi contratado ao abrigo de contratos britânicos, que não estavam sujeitos às regras francesas.

Com medo de avião, atacante peruano abandona voos e não volta ao Hamburgo


O atacante peruano Paolo Guerrero, que passa férias em Lima, capital de seu país, tentou voltar à Alemanha em três ocasiões nos últimos dias para se reapresentar ao Hamburgo, mas desistiu de viajar quando já havia dentro das aeronaves por ter medo de voar.

"Na primeira tentativa, seu irmão o acompanhou, mas ele não se sentiu bem e desceu do avião. Depois, foi a vez de sua mãe tentar ir com ele, e mais uma vez ele desistiu depois de embarcar. Na terceira ocasião, quem sua namorada embarcou junto, e ele pediu para sair do avião quando já estava se preparando para decolar", informou o jornal peruano "El Bocón" em sua edição de hoje.

Ainda de acordo com a publicação, o jogador está em sua casa, e recebe tratamento psicológico para resolver a questão. O jornal também lembrou que o atacante admitiu seu medo de voar em agosto do ano passado.

efe

Fotos do acidente no Líbano

O Aeroporto Internacional do Líbano e o céu encoberto após a tempestade

Navios e helicópteros a procura de sobreviventes e destroços do avião

Destroços do Boeing são retirados do mar

Um corpo resgatado no mar

O sofrimento de familiares e amigos

Desástres Aéreos

Noar deve iniciar voos na Paraíba em fevereiro deste ano



O superintendente da Infraero no aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, Usiel Vieira, afirmou que até fevereiro a Noar, nova companhia aérea regional, deverá iniciar as operações no aeroporto paraibano. Segundo o superintendente, a empresa já tem contrato assinado com a Infraero para a instalação da mobília na área comercial.

“Ainda não temos um documento que oficializa a operação da Noar no aeroporto, mas esse processo deverá ser logo”, disse o superintendente.



Sobre a rota que deverá ser explorada pela Noar, a reportagem apurou que o voo terá início em Maceió (AL), passando por Caruaru e Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Fortaleza (CE), de onde retorna fazendo o mesmo percurso ao contrário.

No Castro Pinto, a Noar deverá fazer quatro voos diários - dois de ida e dois de volta, mas essas informações ainda são oficiosas.



AEROPORTO INT. PRES. CASTRO PINTO (JPA/SBJP) - J. PESSOA - PB - BRASIL.

Características do Aeroporto:

Lat/Long: 07° 08' 54.17" Graus/Degrees Sul/South/Sul 034° 57' 02.45" Graus/Degrees Oeste/West/Oeste

Elevação: 215 Pés (66 Metros)

Variação Magnética: 022° W (01/06)

Fuso Horário: UTC-3(-2DT)

Farol: Sim

Horário de Operação: 24 horas de operação

Aeroporto de entrada

Pista Máxima: 8251 x 148 Pés (2.515 x 45 Metros)
Superfície:ASFALTO
Cabeceiras: 16R/34L

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Sítio Aeroportuário:

Área: 3.886.920,35 m²

Pátio das Aeronaves: Área: 2.515x45 m²

Terminal de Passageiros: Capacidade/Ano: 860.000 Passageiros - Área(m²): 8.947,70 m²
Balcões de check-in: 20

Estacionamento de veículos: 290 vagas -Tipo de piso: Asfalto

Estacionamento de Aeronaves

Nº. de Posições: 06 posições ( Não possui pontes de embarque)

AUXÍLIOS OPERACIONAIS:

# EPTA/ Estação Meteorológica
# Sinais de Eixo de Pista - Luzes de Pista
# Sinais de Cabeceira de Pista - Sinais Indicadores de Pista
# Sinais de Guia de Táxi - Luzes de Táxi - Luzes de Cabeceira
# Luzes de Obstáculos - Iluminação de Pátio - Farol Rotativo
# Biruta
# Freq. do Rádio: 118.3
# Circuito de Tráfego Aéreo: Padrão
# Auxílio aos procedimentos de pouso e de navegação aérea: VOR-DME e NDB.
# Sistema de Controle de Tráfego Aéreo: PESSOA TWR e PESSOA CON.

PISTA

# Ligação do pátio à pista de pouso PRA (m): Dados Indisponíveis
# Acesso à cabeceira 34L - PRB (m): Dados Indisponíveis
# Acesso à cabeceira 16R - PRC (m): Dados Indisponíveis
# Distância da cabeceira mais próxima (m): Dados Indisponíveis
# Resistência das Pistas: 042FBXT

SISTEMAS DE LUZES : VASI Rwy 16 MEHT 37'.

Aeroblog

Azul e Webjet poderão receber slots para operar em Congonhas

É praticamente certo que Azul e Webjet recebam slots para operarem no aeroporto de Congonhas/SP.

A partir de 1º de fevereiro, a ANAC irá anunciar, em Brasília, a lista de companhias que estão habilitadas a operarem no aeroporto mais movimentado do Brasil, assim como o numero de slots que cada companhia receberá.

NHT, Azul, Gol/Varig, TAM, Pantanal, Trip, Webjet e OceanAir se inscreveram para operar em Congonhas. Dessas, somente Gol/Varig, TAM, Pantanal (recem adquirida pela TAM) e OceanAir já operam no aeroporto.

Apesar da entrada de novas companhias, a ANAC revelou que o movimento em Congonhas será o mesmo, 30 decolagens ou pousos por hora para a aviação regular e quatro movimentos para a aviação geral/executiva.

Flight Life

Romântico analfabeto - Por Luiz Fernando Veríssimo




E disse o piloto à sua amada
"Eu escreveria seu nome
mil vez no céu com o rastro
do meu jato,
Cecília,
se não fosse tão difícil
fazer o cedilha"

Número de voos "piratas" aumentam no Maranhão



O número de vôos irregulares no Maranhão, realizados por empresas sem registro no órgão fiscalizador, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tem aumentado. Empresários do setor de táxi aéreo de São Luís já constataram um prejuízo de até 60% nos dois últimos anos. Entre as maiores preocupações, está a falta de controle na forma como ocorre a manutenção das aeronaves.

Vista como uma das maneiras mais rápidas, porém menos lucrativas de locomoção, o fretamento de aeronaves tem crescido muito no Estado. Uma prova desse crescimento é o número de helicópteros no Maranhão, que até o primeiro semestre do ano de 2009 era de apenas seis. No fim do ano, segundo estimativa da Anac, esse número teria dobrado.

Com o aumento das aeronaves de pequeno porte, tem se tornado cada vez mais comum os vôos clandestinos.

Para a Anac, órgão fiscalizador e regulador dos vôos, um voo "pirata" é caracterizado quando fica constatada a utilização irregular de aeronaves particulares para transporte remunerado de passageiros. Entre os maiores atrativos estão os preços cobrados e a pressa para chegar ao destino.

Funcionários de empresas que trabalham conforme a lei, mantendo seus aviões e helicópteros vistoriados, contam que os clandestinos não emitem nota fiscal de prestação de serviço, e o contratante, muitas vezes sequer se preocupa com o estado das aeronaves. "Nós temos tudo legalizado, pagamos todas as taxas cobradas pela Infraero e Anac e vem um piloto ou até mesmo o próprio dono do avião e o freta colocando sua vida em risco", denunciou um funcionário de uma empresa de táxi aéreo, que não quis se identificar.

A empresa consultada informou que, além dos custos operacionais para manter uma aeronave (como preço do combustível, encargos contratuais de funcionários), há o uso de um hangar e a manutenção das aeronaves, que acontece periodicamente, aumentando a segurança dos tripulantes e dos passageiros. "Aqui nós fazemos inspeções nos aviões a cada 50 horas de vôo e revisões a cada 100 horas sobrevoadas", informou o funcionário.

O maior temor relatado pelo funcionário é de que, com o passar dos anos, a fiscalização e a inspeção de aeronaves fiquem mais ausente, ocasionando assim mais acidentes aéreos. "Como tem ficado cada vez mais recorrente este tipo de atividade ilegal, nós temos medo de que acidentes de maiores proporções possam acontecer em decorrência disso", completou.

O Estado obteve a informação de que um voo que custaria R$ 1.500,00 caso fosse realizado por uma empresa legalizada pode custar até R$ 900,00, se feito por um piloto sem a emissão de nota fiscal, ou seja, 40% mais barato.

Canal 13

Proposta facilita acesso de deficientes às aeronaves

Diante do crescente movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) examinará proposta do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) para incluir dispositivo no Código Brasileiro de Aeronáutica, exigindo melhores condições de embarque e desembarque nas aeronaves para pessoas deficientes e com dificuldade de locomoção, quando as pontes de embarque (fingers) não estiverem disponíveis.

Pelo PLS 537/09, será obrigatória a oferta de sistemas eletromecânicos de elevação para embarque e desembarque dessas pessoas de mobilidade reduzida, bem como de meios de transporte entre o terminal de passageiros e as aeronaves, aptos a garantir seu acesso com conforto e segurança, atendidas as normas técnicas pertinentes.

Azeredo alega que, apesar da resolução nº 9 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assegurar o acesso seguro ao transporte aéreo para passageiros cadeirantes ou com dificuldades de locomoção, a realidade dos aeroportos brasileiros está longe do cumprimento dessas normas, sendo comum observar pessoas sendo carregadas no colo por empregados de empresas aéreas para dentro e fora das aeronaves.

Em sua justificação, o senador explica que a proposta evitará que essas condições constrangedoras se mantenham, assegurando que, na falta de fingers, elevadores ou dispositivos equivalentes estejam disponíveis para alçar e baixar cadeiras de rodas ou pessoas com limitações de locomoção, entre o chão e o nível da porta da aeronave.

Se aprovada na CI, a matéria seguirá para as Comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será analisada em decisão terminativa.

Senado.gov

Asa de avião atinge equipamento de degelo e mata funcionário na Turquia


Um Airbus A340-300 da Turkish Airlines iria partir do Aeroporto de Istambul, na Turquia, para realizar o voo TK-60 em direção a Bangkok, na Tailândia, no sábado, quando ocorreu um acidente fatal.

O avião, com com 237 passageiros a bordo, estava preparando-se para a partida quando iniciu-se uma queda de neve pesada que durou cerca de 2,5 horas, terminando às 02:00 de sábado (hora local - 00:00 Z).

Após realizado o degelo do avião, ele começou a se mover, mas uma de suas asas colidiu com o elevador hidráulico do veículo que realizou o degelo que caiu atingindo o operador do veículo e seu assistente.

Os serviços de emergência não foram capazes de salvar o assistente que morreu no local. O operador do veículo sofreu ferimentos leves.

Em substituição, outro Airbus A340-300 da companhia aérea partiu de Istambul às 09:15 (hora local).
Desástres Aéreos