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sexta-feira, 16 de março de 2012

Atual aeroporto de Viracopos poderá virar pó


Dentro de dois anos, no que depender do consórcio vencedor da concessão do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o atual prédio em que circulam passageiros vai virar pó. O projeto de ampliação do terminal prevê a substituição do atual edifício por um novo, de cinco ou seis andares. O objetivo é que, até 2014, o terminal tenha capacidade de suportar o movimento de 20 milhões de passageiros ao ano (hoje, a estrutura planejada para 4 milhões de pessoas já comporta 7,5 milhões).

O consórcio Aeroportos Brasil, formado por Triunfo, UTC e Egis Airport, trabalha com a empresa de projetos holandesa Naco para ter o desenho do novo aeroporto pronto em 45 dias (a assinatura do contrato com o governo está prevista para o dia 4 de maio). No entanto, antes que o grupo seja sacramentado como operador do maior aeroporto do interior paulista, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai avaliar recurso administrativo da Odebrecht, parte do consórcio rival Novas Rotas, que questiona a capacidade gerencial e financeira do vencedor e tenta anular o resultado.

Apesar da indefinição, a Naco trouxe seis pessoas de sua equipe para arrematar os detalhes do projeto em São Paulo. Segundo Ben Hasselman, diretor de desenvolvimento de negócios da empresa, o prazo para a execução é apertado. O contrato prevê que a obra esteja pronta até junho de 2014, véspera do início da Copa do Mundo do Brasil. Segundo cálculos de mercado, a primeira fase do novo terminal, que exigirá 120 mil metros quadrados de novas construções, deverá consumir investimentos de cerca de R$ 1 bilhão.

Com 60 anos de mercado, a Naco é basicamente uma empresa de projetos, e não se envolve diretamente na obra. No entanto, funcionários da companhia acompanham os trabalhos para garantir que as empreiteiras sigam o desenho à risca. A empresa participou de projetos de grandes terminais internacionais, como os de Frankfurt, Moscou, Abu Dabi e Pequim. Para a Naco, o Aeroporto de Viracopos é considerado um projeto de médio porte, mas significa a porta de entrada para o Brasil. 'Fizemos projetos na Colômbia, no México e na Argentina. Antes desse processo de privatização, o mercado brasileiro esteve fechado para nós', diz o executivo.

Detalhes. Embora o projeto de Campinas ainda vá passar por mudanças, Hasselman diz que ele seguirá algumas características de uma tendência chamada 'aeroporto verde'. Isso inclui o aproveitamento da luz do dia, para reduzir o consumo de energia elétrica, além de soluções para o descarte do lixo e a redução do desperdício de água.

O projeto prevê ainda a viabilização da conexão com o trem de alta velocidade (TAV) que deverá ligar o Rio de Janeiro a São Paulo, apesar de o governo ter descartado sua conclusão até a Copa do Mundo. Além disso, o desenho dos 28 'fingers' previstos em contratos (que vão levar os passageiros do terminal diretamente ao avião) priorizará a redução do período de taxiamento das aeronaves para reduzir a queima de combustível.

A área comercial deverá ganhar um espaço próprio no novo edifício, segundo o executivo da empresa holandesa. Embora viabilizar operações comerciais seja importante, o especialista diz que é preciso priorizar a circulação. 'Não estamos fazendo um shopping. A sinalização precisa estar sempre visível e a propaganda não pode ficar no meio do caminho.'

A primeira fase do projeto também já contemplará o que se chamada de 'Cidade Aeroporto', com a atração de hotéis, edifícios de escritório e espaços para convenções de forma organizada. Isso evitaria um conflito entre o entorno e o projeto arquitetônico do terminal.

Quanto ao prédio atual, a Naco chegou a cogitar usá-lo como depósito. Entretanto, Hasselman diz que é preciso evitar que a área vire um plantel de 'esqueletos' de edifícios. Por ele, o prédio vai ao chão. Isto é, se a Anac der o aval definitivo para o consórcio para o qual trabalha.

msn estadão

Lufthansa planeja corte de custos para lucro voltar a crescer


FRANKFURT (Reuters) - A Lufthansa prometeu nesta quinta-feira promover cortes de custos mais intensos e reestruturar sua unidade deficitária na Áustria, alertando que a incerteza econômica e maiores preços de combustíveis devem afetar o lucro da companhia aérea alemã este ano.

"Será um trabalho árduo porque, para fortalecer o poder de ganhos do grupo de forma estrutural e sustentável, teremos de reconstruir o grupo e teremos de considerar tomar algumas decisões impopulares", disse o presidente-executivo da Lufthansa, Christoph Franz, em coletiva de imprensa sobre os resultados anuais.

As companhias aéreas na Europa vêm sendo atingidas pela combinação tóxica entre altos preços de combustíveis, fraca demanda pela crise de dívida no continente e pressão de novos impostos no setor.

Além disso, maior concorrência de rivais como Emirates e Etihad, que recentemente adquiriu uma fatia na segunda maior empresa aérea alemã, a Air Berlin, assim como companhias de baixo custo como Ryanair, têm garantido maior pressão.

Para elevar os ganhos, a Lufthansa planeja cortar custos em 1,5 bilhão de euros até o final de 2014, está vendendo a deficitária unidade britânica BMI e agora espera injetar cerca de 140 milhões de euros em capital novo na Austrian Airlines.

A companhia não especificou as medidas planejadas nem quantos empregos poderiam ser eliminados.

O lucro operacional da empresa diminuiu em quase 20 por cento em 2011, para 820 milhões de euros (1,07 bilhão de dólares), com estimativa de queda para perto de 500 milhões de euros este ano, em linha com consenso de 580 milhões de euros segundo a Thomson Reuters StarMine.

Na semana passada, a companhia divulgou prejuízo líquido de 13 milhões de euros para 2011, decorrente de encargos acima do esperado na BMI, que está sendo vendida para a IAG. Este ano, o lucro líquido deve ser beneficiado pela venda da unidade britânica.

reuters brasil

Lan: promoção de 99% para Los Angeles

A Lan está, novamente, com promoção para destinos norte - americanos. Para comprar passagens para Los Angeles com desconto de 99%, basta curtir a página da Lan Airlines Brasil no facebook, se inscrever e aguardar para responder algumas questões que serão postadas sobre o destino. O primeiro que responder corretamente, poderá comprar duas passagens São Paulo/Los Angeles/São Paulo com o desconto oferecido pela promoção.
Para participar: http://on.fb.me/vGSyXb


mercado e eventos

Aibus estima que o mercado indiano vai precisar de 1.043 aviões até 2030


A Airbus estima que o mercado indiano vai precisar de 1.043 novos aviões até 2030 para satisfazer a procura anual, que tem vindo a crescer a um ritmo de 7,2% ao ano, muito acima da média de crescimento na Ásia-Pacífico, situada nos 5,9%, e da média mundial, na ordem dos 4,8%.
De acordo com comunicado à imprensa, as necessidades do mercado indiano levam o fabricante europeu a estimar que as companhias aéreas do país vão precisar de 1.020 novos aviões de passageiros e 23 de carga, até porque se trata do quarto maior mercado de aviação do mundo, tanto em número de aviões como de valor.
As estimativas da Airbus apontam que a quantidade de aviões necessários para a Índia está avaliada em 145 mil milhões de euros, sendo que, dos 1.020 aviões de passageiros necessários, 860 deverão cobrir a crescente procura, enquanto os restantes 160 vão servir servirão para substituir os aviões mais antigos da actual frota.
Em 2030, a frota de aviões de passageiros na Índia terá triplicado, atingindo as 1180 aeronaves, estima a Airbus, que avança ainda que os novos aviões devem incluir 646 aparelhos de corredor único, como a família A320 e A320neo, 308 aviões de corredor duplo, como o A350XWB e o A330, e 66 aviões de grande dimensão, como o A380.
“O crescimento das cidades, a maior concentração da população, o contínuo crescimento económico e o aumento da classe média, são alguns dos factores que impulsionam a procura por novos aviões, esperando-se que esta tendência se mantenha”, destaca a Airbus em comunicado à imprensa.
turisver

Michael Fassbender deve atuar em drama sobre acidente aéreo

No drama romântico The Mountain Between Us, o ator deve interpretar o sobrevivente de um desastre aéreo.

O ator Michael Fassbender tem se tornado um dos nomes mais disputados de Hollywood. Com atuações elogiadas nos dramas Shame (que estreia nesta sexta-feira no Brasil), Hunger e Um Método Perigoso, o ator tem sido solicitado para dezenas de novos projetos. Optando pela versatilidade, ele vai aparecer em breve na ficção científicaPrometheus, de Ridley Scott, no suspense The Counselor (também de Scott), na continuação do filme de ação X-Men: Primeira Classe e no filme de ação A Toda Prova, de Steven Soderbergh.

Agora ele está prestes a adicionar um gênero que faltava em seu currículo: o romance. Em The Mountain Between Us, ele deve interpretar o papel principal de Ben, um médico que sobrevive a um acidente aéreo e tem que cuidar de outra sobrevivente, Ashley, em estado de saúde crítico. Ben tem costelas quebradas, e Ashley apresenta uma grave fratura na perna. Nenhum dos dois tem perspectivas de ser resgatado. Ainda de luto devido à perda recente de sua esposa, ele acaba se apaixonando por Ashley.

The Mountain Between Us ("A montanha entre nós", em tradução literal) será dirigido por Gerardo Naranjo (Miss Bala), com roteiro baseado no romance homônimo de Charles Martin.

adoro cinema

Empresa vai pagar R$ 10 mil após prejudicar obesa em aeroporto



Uma portadora de necessidades especiais e obesa mórbida foi prejudicada pela Oceanair Linhas Aéreas S/A – Avianca na hora do embarque, em Tangará da Serra. A empresa desrespeitou a Lei de Acessibilidade ao se recusar a transportar as baterias da cadeira de rodas elétricas da passageira e foi condenada a reparar o dano. A indenização foi fixada em R$10 mil pela juíza de direito Tatiane Colombo, da Quinta Vara Cível da Comarca de Tangará da Serra.

A Avianca também terá de repassar à vítima mais R$380 por danos materiais, diante do fato de a passageira ter sido obrigada a comprar novas baterias para suprir as suas necessidades de locomoção na cidade onde desembarcou.
A magistrada também sentenciou a prestadora de serviços a arcar com as custas processuais e os honorários advocatícios, estabelecidos em 15% sobre o valor da condenação.
Tatiane Colombo embasou sua decisão na Lei de Acessibilidade nº 5296, de 2 de dezembro de 2004, que regulamenta regras para facilitar o transporte dos portadores de necessidades especiais nos transportes coletivos, tanto terrestres, aquaviários como aéreos. A juíza entendeu que o direito à acessibilidade deve ser pleno e fez referência ao artigo 44º da lei que fixou prazo para a adequação das empresas aéreas eliminarem os entraves que dificultam a acessibilidade.

A companhia aérea tentou se esquivar da responsabilidade pelo dano à cliente, alegando que não transportou as baterias por conterem líquidos corrosivos e por questões de segurança de vôo. Tentou ainda atribuir culpa à agência de viagens La Sierra Turismo, responsável pela venda das passagens. Alegou ter sido informada pela agência apenas que a passageira era cadeirante, mas afirmou não ter sido orientada sobre o equipamento elétrico. A empresa também tentou amenizar o constrangimento gerado para a viajante e defendeu que a situação ocasionou apenas um aborrecimento e não caberia ser enquadrada em dano moral. Contudo, a justificativa não convenceu a Justiça.

A juíza entendeu que a passageira armazenou as baterias da cadeira de rodas da melhor forma que pôde e pontuou que a empresa aérea tem obrigação de dispor de embalagens adequadas para o acondicionamento de objetos incomuns. A magistrada entendeu ainda que houve negligência por parte da empresa aérea em não suprir as necessidades da usuária, o que demonstra despreparo dos atendentes da companhia. Ela também refutou as alegações da empresa de que não houve dano moral e responsabilizou a Avianca pelo ocorrido, isentando a agência de viagens La Sierra Turismo.
A juíza Tatiane Colombo também observou que a empresa aérea tem que estar preparada para as diversas situações decorrentes das necessidades especiais dos passageiros, citando a Instrução da Agência Nacional de Aviação Civil IAC 2508-0796.

“As administrações aeroportuárias, as empresas aéreas e as empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo deverão assegurar que às pessoas portadoras de deficiência serão fornecidas todas as informações necessárias, ao longo de todas as fases de suas viagens (desde o momento em que confirma a reserva, ou a partir da chegada ao aeroporto, até a saída da área pública do aeroporto de destino). Assegurarão, também, a estes passageiros, a assistência necessária durante todo o trajeto da viagem independentemente do tipo de deficiência”, diz trecho da instrução.
24horas news

Portugal: Controladores de tráfego aéreo farão greve

Controladores aéreos já suspenderam duas greves em fevereiro último (foto AP)

O Sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo divulga na próxima semana a data de uma greve que decorrerá no setor.

Esta greve terá como consequência constrangimentos de tráfego no espaço aéreo nacional.

No mês de fevereiro os controladores suspenderam duas paralisações. Para já aguardam respostas do Conselho de Administração da NAV, noticia o portal Dinheiro Vivo.

Os controladores adiantaram que serão reativados mecanismos de contestação, entre os quais se inclui o recurso à greve.
a bola

Companhia aérea turca lança avião com fotos dos funcionários

Turkish Airlines apresenta Boeing decorado com as fotos de seus 17 mil funcionários
Turkish Airlines apresenta Boeing decorado com as fotos de seus 17 mil funcionáriosA companhia aérea turca Turkish Airlines apresentou nesta quinta-feira em Istambul um avião da marca Boeing decorado com as fotos de seus 17 mil funcionários.

A iniciativa quer ressaltar o slogan "Globally yours" ("Globalmente seu") e estendê-lo a todos os trabalhadores da companhia, lembrando o papel fundamental que exercem para o sucesso da empresa.

O avião, um Boeing 737-800, foi exibido hoje em um hangar do aeroporto Atatürk, em Istambul, na presença do diretor-geral da empresa, Temel Kotil, e de outros 1,5 mil funcionários.

Os porta-vozes da Turkish Airlines explicaram que durante quatro meses os responsáveis pelo projeto fotografaram todos os empregados e combinaram as imagens para criar um conjunto visual apto para decorar a aeronave.

Todas as fotos juntas cobrem uma superfície do avião equivalente a 400 metros quadrados e foram aplicadas à nave mediante um adesivo, especificou a empresa.

O avião integrará a frota da Turkish Airlines que conta com 177 aeronaves e viaja para 191 cidades no mundo, inclusive São Paulo, faturando 5,3 bilhões de euros por ano.

Equipes buscam tripulação de avião que caiu em Porto Rico

Grupos de resgate estão realizando buscas para encontrar os tripulantes de um pequeno avião de carga que caiu na manhã desta quinta feira numa lagoa nas imediações do Aeroporto de San Juan, em Porto Rico. O diretor do aeroporto, Arnaldo de León, informou que ainda não se sabe o número exato de tripulantes da aeronave. De León afirmou que possivelmente "duas ou três" pessoas estavam a bordo.

O avião caiu numa na lagoa Torrecilla, que fica ao lado do aeroporto. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Pouco depois da decolagem, o piloto contactou a torre de controle e informou sobre a ocorrência de um incêndio no interior da cabine.

Uma equipe de mergulhadores tenta chegar ao interior do aparelho, que está submergido a vários metros de profundidade na lagoa. Um porta-voz da Capitania dos Portos informou que a aeronave transportava uma tonelada de mercadorias e se dirigia à ilha de Santa Cruz.

terra

Carro-avião começa a ser produzido nos EUA e custa US$ 279 mil

Terrafugia Transition Carro avião começa a ser produzido nos EUA e custa US$ 279 mil

Os norte-americanos já poderão ver circulando pelas ruas o primeiro carro-avião, um projeto da empresa Terrafugia que teve seis anos de planejamento. O “automóvel” já entrou emprodução nos EUA e reservas já foram feitas, com um valor de US$ 10 mil (R$ 18.140), sendo que algumas dessas reservas terão entrega até o final deste ano. O carro tem preço final de US$ 279 mil (R$ 506 mil), e será atração no Salão de Nova Iorque, nos EUA em abril.

A “aeronave esportiva leve” – nome dado pelos orgãos americanos – leva em seu interior apenas duas pessoas. O tanque de combustível, por sua vez, comporta 87 litros ou 23 galões, e pode ser abastecido com gasolina em um posto de combustível de qualquer esquina. O motor que move o Transition é um Rotax, capaz de entregar 101 cv de potência, que leva o modelo aos 105 km/h na estrada. O consumo médio é de 14,9 km/l.

No ar, o avião voa até 724 quilômetros com uma velocidade máxima de 172 km/h. Por hora voada, são consumidos pelo motor 18,9l de combustível.

Para transitar pelas ruas, as asas do Transition são dobradas em apenas 30 segundos. Sem elas, o veículopassa de 8 metros para 2,3m de largura. O veículo foi fabricado com vidros de plásticos, que o protege de batidas com pássaros, por exemplo, e com pneus especiais para pouso, que garante um voo “saudável”.

De acordo com a empresa, o comprador do veículo terá que fazer um treinamento de vinte horas para pilotá-lo.Veja abaixo um vídeo do modelo:




notícias automotivas/cid parking estacionamentos

Rússia constrói miniatura de avião não tripulado para o Vietnã

O fabricante russo de avião de guerra Irkut assinou um contrato com o Vietnã para construir um veículo aéreo não tripulado (UAV) para o país do Sudeste Asiático, informou o jornal Izvestia, nesta quinta-feira, 15. O acordo de US$ 10 milhões com a Associação Aeroespacial do Vietnã (VASA) foi firmado, na quarta-feira, 14, disse o diretor da engenharia da empresa, Yury Malov.

A companhia irá construir um mini-drone, versão em miniatura da arma robótica, de 100 Kg, bem como o sistema de controle remoto para operá-lo. De acordo com Malov, o acordo também ajudará os vietnamitas a manter e utilizar os drones até que a VASA possa ter a experiência que lhe permita desenvolver seu próprio UAV. Ele disse ainda que os UAVs são destinados ao uso civil, mas que, no futuro, poderia ser utilizado para fins de defesa.

DIÁRIO DA RÚSSIA

Novas companhias poderão operar em Congonhas


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará uma redistribuição de slots (autorizações para pouso ou decolagem) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Conforme edital publicado no Diário Oficial da União de hoje, a agência decidiu realizar a redistribuição de slots, que ocorrerá por meio de sorteio, marcado para 18 de abril. A Anac somente divulgará o quadro de slots disponíveis, dentro dessa redistribuição, no dia 30 de março.

O processo de redistribuição dos slots, oficialmente denominado "3º Procedimento Administrativo de Alocação de Horários de Chegadas e Partidas de Aeronaves em Linhas Aéreas Domésticas de Transporte Regular de Passageiros no Aeroporto de Congonhas em São Paulo", tem por objetivo permitir a entrada de novas companhias aéreas. Para isso, serão remanejados horários de voos que não estão sendo devidamente utilizados.

No dia 18 de abril, data marcada para a redistribuição dos slots, a Anac fará uma lista, por meio de sorteio, que definirá a ordem de classificação de cada empresa participante. Depois de formada a lista, a empresa que ficar na primeira posição no sorteio terá o direito de ser a primeira a escolher um dos slots disponíveis. Na sequência, o segundo colocado poderá escolher um novo slot, entre os que sobraram, e assim sucessivamente, em um sistema de rodízio até o fim das posições oferecidas.

Conforme estabelece regra da Anac, cada slot precisa apresentar no mínimo 80% de regularidade mensal, em uma média de 90 dias. Se os cancelamentos superarem a marca de 20% dos voos agendados, o slot deve ser devolvido, permitindo que outra empresa interessada o utilize. Segundo a agência, a regra sobre a redistribuição de slots vale para todos os aeroportos que tenham atingido o limite de capacidade, o que ocorre com Congonhas de segunda-feira à sexta-feira.

diário do grande ABC

Tarifas aeroportuárias são reajustadas em 4,4% nesta quinta-feira


SÃO PAULO – A partir desta quinta-feira (15), os passageiros pagarão 4,4% a mais nas tarifas aeroportuárias, conforme reajuste definido pela Anac (Agência Nacional de aviação Civil) em 31 de janeiro.

De acordo com a Anac, esse reajuste anual incidirá sobre as tarifas de embarque, pouso, permanência e sobre os preços unificados e de permanência domésticas e internacionais.

O reajuste ocorre anualmente e corresponde à atualização monetária das tarifas aeroportuárias, realizadas por meio da aplicação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deduzido do fator X.

Preços
Para os aeroportos mais movimentados, como Congonhas (SP) e Galeão (RJ), que fazem parte da categoria 1, a tarifa doméstica passará de R$ 20,66 para R$ 21,57.

Já para os aeroportos da categoria 2, como Campinas (SP) e Campo Grande (MS), o valor passará de R$ 16,23 para R$ 16,94, para os da categoria 3, a tarifa passará de R$ 13,44 para R$ 14,04. Já para os aeroportos menos movimentados, pertencentes à categoria 4, o valor passará de R$ 9,30 para R$ 9,71.

Com o reajuste, as tarifas internacionais para os aeroportos da categoria 1 vão para R$ 38,19, para os da categoria 2, para R$ 31,82, para os da categoria 3, para R$ 25,46, e para os categoria 4, para R$ 12,73.

As categorias dos aeroportos são definidas de acordo com o tamanho e a movimentação do aeroporto.

infomoney

ANAC adia assinatura das concessões de aeroportos

BRASÍLIA, 15 Mar (Reuters) - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) adiou de 4 de maio para 21 de maio a previsão de assinatura dos contratos de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), conforme informação divulgada no site da agência nesta quinta-feira.

O adiamento ocorreu porque a Anac teve de abrir prazo para apresentação de argumentos, por parte do consórcio vencedor do leilão de Viracopos, contra os dois recursos que questionaram o resultado do leilão do terminal.

Assim, a data de publicação do julgamento dos recursos, pela Anac, foi alterada de 16 de março para 30 de março, afetando em cadeia as outras datas do cronograma, como a assinatura da concessão.

O leilão de Viracopos foi vencido pelo consórcio Aeroportos Brasil, formado pela Triunfo Participações, UTC Participações e pela francesa Egis Airport Operation.

No dia 9 de março, porém, a Anac informou que dois recursos foram apresentados contra a licitação. Um deles veio do consórcio Novas Rotas, liderado pela Odebrecht Transport, que perdeu o leilão, e outro pela empresa ES Engenharia LTDA.

(Reportagem de Leonardo Goy)

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