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sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nova unidade da TAM permitirá acúmulo de pontos via compra de produtos


A partir de agosto, os clientes da TAM Fidelidade poderão comprar produtos diversos pela internet com seus pontos - as conhecidas milhas - acumulados por meio dos gastos com passagens aéreas e cartão de crédito. Além disso, no início do ano que vem, os produtos adquiridos passarão a gerar pontos para a compra também de passagens aéreas.

Essas possibilidades são parte da nova unidade de negócios anunciada hoje pela companhia, chamada Multiplus Fidelidade, que atuará como uma rede de programas de fidelização. Por meio desse novo negócio, os consumidores poderão centralizar os pontos em uma só conta e resgatá-los em empresas associadas, como farmácias, livrarias, cinemas, postos de gasolina, entre outros. "Esta é uma nova forma de retenção do cliente", afirma Líbano Barroso, vice-presidente de Finanças, Gestão e TI da TAM.

Até hoje, os clientes fidelizados da TAM, acumulavam pontos e podiam trocá-los somente por passagens aéreas. A ideia da nova plataforma de negócios da companhia é ampliar o sistema, por meio da integração de parceiros de diferentes setores da economia, representativos nos gastos diários dos consumidores, permitindo que os clientes possam converter os pontos também em produtos e serviços dessas empresas.

"Além disso, o Multiplus será um integrador de mão-dupla", afirma Barroso. Ele explica que a primeira fase da plataforma será marcada pela possibilidade de resgatar produtos e serviços por meio dos pontos. Já em uma fase final da implantação, que deve ocorrer a partir do início do ano que vem, será permitido ao cliente também acumular pontos através da compra dos produtos e serviços. "É este o maior atrativo do negócio", anima-se.

Desse modo, o cliente acumular pontos abastecendo seu carro com gasolina, e convertê-los futuramente ou em combustível ou em passagens aéreas. "Cada um de nós não consegue consumir tanto a ponto de acumular muitos pontos em todos os programas de fidelidade das empresas nas quais consumimos. O programa centraliza isso", explica David Barioni Neto, presidente da TAM.

O Multiplus Fidelidade nasce, no entanto, com um único parceiro: a TAM Viagens, que oferece aos clientes a conversão dos pontos em roteiros turísticos nacionais e internacionais da empresa. "Mas estamos negociando com várias outras companhias e as negociações já estão bastante adiantadas", afirma Barroso, sem detalhar quais são as empresas em conversação.

Ele garante que, já em agosto, os 5,9 milhões de clientes associados ao TAM Fidelidade poderão converter seus pontos em produtos do catálogo eletrônico de um "grande varejista eletrônico virtual". Segundo ele, no prazo de um semestre, o Multiplus Fidelidade terá uma série de parceiros. "Estamos vendo com o setor de roupas e eletrodomésticos, inclusive", afirma.

A companhia, entretanto, ainda não definiu qual será o meio de pagamento, ou seja, como os consumidores converterão seus pontos por produtos e serviços. "O Multiplus nasceu sem vínculo com meios de pagamento", afirma Egberto Lima, diretor de desenvolvimento de negócios da TAM e líder do Multiplus. Também não foi definido ainda o fator de conversão desses pontos. "Quantos pontos podem ser trocados no consumo nas parceiras será uma questão a ser tratada diretamente com cada empresa e a negociação será confidencial", acrescentou.

Outro fator ainda não acertado foi um meio de cadastro no sistema Multiplus. Sendo assim, a adesão dos clientes na plataforma deverá ser feita via cadastro no TAM Fidelidade. "A entrada dos associados atuais do TAM Fidelidade no Multiplus será automática", afirmou a empresa em nota.

A companhia se absteve de quantificar uma projeção de retorno da nova unidade de negócios, mas afirmou que deve gastar até R$ 40 milhões neste ano em investimentos direcionados ao Multiplus Fidelidade, sendo que R$ 20 milhões serão investidos em publicidade e o restante deverá ser aplicado nas plataformas tecnológicas que o sistema exige. "Hoje existem 40 pessoas alocadas na empresa. Até o fim de 2009, devemos ter cerca de 80 profissionais", destacou Lima.

Os executivos da TAM afirmam que a Multiplus Fidelidade já nasceu gerida como uma empresa independente e que deve se desmembrar da companhia aérea em pouco tempo. "Há a promessa de a unidade se tornar uma empresa independente, com outros parceiros no capital, inclusive", enfatiza Líbano Barroso, sugerindo as possibilidades de uma abertura futura de capital. "Hoje já há empresas com faturamento de R$ 500 milhões que abrem capital", indicou.

A companhia aérea TAM acumulou uma receita bruta de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre, dos quais 8%, ou R$ 209,5 milhões, foram gerados pelo TAM Fidelidade. Os negócios de fidelização da empresa crescem a uma média de 25% ao ano.

Fonte: O Globo

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