PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 16 de junho de 2009

“Tudo Azul-Embraer 190”



Imprensa efetuou um vôo panorâmico na aeronave Embraer 190 pela Capital e a seguir tomou a proa de Rochedo e depois para Aquidauana finalizando lá no início do Pantana

Em operação desde o dia 27 de maio de 2009 no trecho Campo Grande-Campinas, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras apresentou na última quarta-feira as autoridades e jornalistas sua aeronave Embraer 190, que passa agora a voar em outras rotas. O avião de prefixo PR-AZD (Papa Romeu- Alfa Zulu Delta) com sua nova pintura azul e branca tocou o solo do Aeroporto Internacional de Campo Grande às 13h40,trazendo aos sul-mato-grossenses a pujança de uma aeronave nacional, de uma tecnologia de ponta e de um sonho de um grande brasileiro, Santos Dumont,a quem devemos sempre reverenciar aos nossos amigos,filhos e netos e simultaneamente nos sentirmos orgulhosos de sermos brasileiros.A Azul possui 10 aeronaves desse modelo.

A imprensa efetuou um vôo panorâmico na aeronave Embraer 190 pela Capital e a seguir tomou a proa de Rochedo e depois para Aquidauana finalizando lá no início do Pantanal,de onde retornou para aterrissar na cabeceira 24,um pouso perfeito em um dia de céu de brigadeiro.

O Embraer 190 é um avião à jato com capacidade para 100 pessoas e que pode ser adaptado para voar com 108 ou 116 pessoas,como é o caso da Azul.O Embraer 190 possui 106 clientes no mundo todo,resultado da credibilidade da empresa Embraer.

Com tripulação técnica de um piloto e um co-piloto e com pessoal de bordo constituído por três comissários(as) a Azul singra os céus do Brasil trazendo o progresso e levando mais alto a bandeira brasileira.

Após o sucesso alcançado pelos jatos regionais ERJ-145,a fabricante brasileira Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves,com capacidade entre 70 e 90 passageiros,ampliando depois para 122 passageiros,com o Embraer 195.

Optou-se por começar o desenvolvimento do zero,que transformou os E-Jets,como são conhecidos,na primeira família desenvolvida após os Brasília,já que os Erj são fundamentados na fuselagem deste.

Após o lançamento do Embraer 170 e do Embraer 175,chegou a vez do Embraer 190.Maior,mais longo e pesado que os irmãos mais velhos,a aeronave alçou vôo pela primeira vez em 2004,e foi homologada em agosto de 2005,e no mês seguinte,as primeiras entregas começaram,para a JetBlue,lançadora do tipo,e Air Canadá.Embora seja fabricado no Brasil,somente em 2008 a Azul Linhas Aéreas Brasileiras se tornou a primeira companhia aérea nacional a utilizar os E-jets.

È um bi-reator com fuselagem "double-bouble", quatro assentos por fileira,de dois a dois,concebido com a finalidade de maximizar o conforto dos passageiros.

O Embraer 190 é fabricado pela Embraer,efetuou o primeiro vôo em 16 de junho de 2002,possui uma capacidade para 98/114 passageiros,tem 36,24 metros de envergadura (ponta à ponta de asa), 28,72 metros de comprimento,10,55 metros de altura e velocidade de cruzeiro de 0,80 Mach do som no ar (aproximadamente 540 nós ou 620 milhas por hora).

Sua designação original era ERJ-190 (Embraer regional Jetliner),mas o fabricante optou pelo nome atual para desvincular a aeronave da aviação regional.As aeronaves dessa família são conhecidas no meio aeronáutico como E-Jets.Os jatos da Embraer são chamados no exterior de Jungle-Jets.

Não devemos deixar de admirar a visão empresarial do norte-americano naturalizado brasileiro David Neeleman,que quando adolescente morou em nosso país e que apesar da crise que assola o mundo de uma maneira geral,acreditou no Brasil,em seu povo em seus aviões.É só verificar quantas pessoas está empregando.

Que Deus o abençõe nessa nova empreitada e nós brasileiros estaremos torcendo pelo sucesso de mais essa empresa nacional,que vem dignificar nosso país!

Ofereço este artigo em memória do Brigadeiro Eduardo Gomes,Patrono do CAN- Correio Aéreo Nacional -que com seu patriotismo e habilidade de uma águia para voar, pilotou as aeronaves Douglas Dakota-C-47 da FAB- Força Aérea Brasileira- nos céus do Brasil e principalmente na região amazônica, levando não só mantimentos e remédios aos nossos irmãos indígenas mas também o amor,a vontade de vencer e a crença de que o Brasil sempre foi um grande país!
Fonte:O Progresso- MS

Nenhum comentário: