PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Reforma do aeroporto gerará desapropriações


O secretário de Estado da Infraestrutura, Walmor Barbosa, confirmou ao Jornal da Cidade que devem ocorrer desapropriações nas imediações do Aeroporto Santa Maria, por conta das obras de ampliação da pista e modernização do local. “Estamos fazendo o possível para ter o mínimo de desapropriações e intervenções naquela área, mas algumas edificações vão ter que ser desapropriadas, porque estão muito próximas à pista”, disse ele, ressaltando que só será possível precisar os terrenos a serem desapropriados quando a Secretaria estiver de posse do projeto.

Na próxima semana a Seinfra deve divulgar o edital para a contratação do projeto de engenharia para as obras de reforma do aeroporto e de suas áreas adjacentes. O projeto vencedor será contratado e encaminhado à Infraero, que realizará a licitação para as obras na parte interna do aeroporto. As obras externas, nas proximidades do local, ficam a cargo do governo estadual.

As melhorias a serem executadas via Infraero devem custar cerca de R$ 250 milhões, e vão incluir o aumento da pista e a ampliação dos terminais de passageiros e de carga. As obras cujos recursos sairão dos cofres sergipanos podem chegar a R$ 50 milhões.

Mudanças

Entre as principais questões a serem resolvidas está o deslocamento de uma tubulação da Petrobras, que corta as proximidades da cabeceira da pista do aeroporto, justamente no local onde vai se dar a ampliação da pista, que passará a ter mais 770 metros. Outro ponto de intervenção será a retirada de parte do Morro do Avião. Só o projeto irá especificar o tamanho do “corte” do morro.

As obras de reforma também serão acompanhadas pela readequação e ampliação do sistema viário que dá acesso ao aeroporto. Avenidas devem ser ampliadas e o sentido de algumas ruas também pode mudar. A Seinfra também está realizando reuniões com a Infraero e a Emurb, esclarecendo dúvidas sobre legislação e especificações do projeto.
Jornal da Cidade - SE

Nenhum comentário: