PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Louça do Papa no avião pintada a tinta de ouro

TAP fez encomenda de serviço de 24 peças Vista Alegre para usar na viagem



Um serviço de 24 peças de porcelana para seis pessoas - num total de cerca de 100 peças, todas "bordadas" a tinta de ouro - está a ser elaborado pela Vista Alegre para a viagem de regresso de Bento XVI. Foi uma encomenda da TAP para usar no serviço de bordo.

A refeição que o Papa Bento XVI e a comitiva do Vaticano vão tomar a bordo do avião da TAP que os levará de regresso a Roma no dia 14 de Maio - a vinda para Portugal, no dia 11, será feita num avião da companhia aérea italiana, Alitalia - será servida numa fina loiça de porcelana branca, criada especificamente para o efeito. Todas as peças - entre chávenas de café e chá, pratos, travessas, leiteiras, um bule, açucareiro, saleiro e pimenteiro e argolas de guardanapos - estão marcadas com as armas de Bento XVI e são bordadas com um fino traço de tinta de ouro.

A encomenda da TAP não surpreendeu a Vista Alegre, visto que a empresa já foi anteriormente chamada a desenhar a loiça de bordo que foi utilizada nas viagens de, pelo menos, dois papas a Portugal. Fê-lo em 1967, na curta visita de Paulo VI a Fátima; e também em 1982 e em 1991, nas viagens de João Paulo II, sempre utilizando as respectivas armas para a decoração.

Então como agora, também coube à Vista Alegre desenhar e executar as peças decorativas que serão oferecidas pelo Estado Português ao líder da Igreja Católica. E que, ao que o JN apurou, foram decoradas com as armas de Portugal e do Vaticano e já estão na posse do protocolo de Estado.

Para Fernando Mouzinho, responsável pela área de manufactura da fábrica de Ílhavo, "é uma honra" para a Vista Alegre ser escolhida para presentear e servir o Papa. Mas também deve ser "uma honra para os portugueses ser esta empresa a embaixadora do bom que se faz neste país".

É com "especial orgulho" que Manuela Martins, 42 anos e funcionária da fábrica de Ílhavo há 20, se tem dedicado, nos últimos dias, à decoração da loiça do Papa. Não é a primeira vez que o faz - já trabalhou nas peças feitas para as visitas de João Paulo II -, mas admite que é sempre com alguma tensão que encara estes trabalhos. "São tarefas difíceis, que exigem responsabilidade", diz, enquanto pega no pincel de tinta preta com que faz a filagem das peças. É que, para nossa surpresa, a tinta de ouro é preta e só quando vai ao forno, a uma temperatura de 800 graus e durante cerca de cinco horas, é que revela a sua cor.

Além da loiça de bordo e dos presentes, a Vista Alegre também decidiu assinalar a primeira vinda de Bento XVI a Portugal com a criação de uma edição especial do saleiro/cinzeiro José Manuel.

A primeira edição, de 500 peças, já está à venda nas lojas da marca e quase esgotada, pelo que a empresa decidiu avançar com uma segunda edição, de mais mil peças, que serão vendidas a 37,50 euros.

jn

Nenhum comentário: