PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

domingo, 18 de abril de 2010

Tráfego aéreo na França completamente paralisado

Paris, 18 abr (Prensa Latina) A Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) da França anunciou hoje o fechamento também dos aeroportos do sul do país pelas cinzas vulcânicas desprendidas do glaciar Eyjafjallajokull da Islândia.

À lista dos aeroportos sem serviço em território francês somaram-se desde as 14:00 horas local os de Toulouse, Montpellier, Pau, Tarbes, Biarritz e Perpiñán. Antes também deixaram de funcionar os de Marselha e Nice.

"Por medidas de segurança, a quase totalidade dos aeroportos já fechados ao Tráfego comercial permanecerão assim até, ao menos, segunda-feira 19 de abril às 08:00 horas locais", informou a DGAC.

As imagens de frustração são perceptíveis nas duas principais instalações de Paris, Roissy-Charles de Gaulle e Orly, sobretudo de viajantes que têm destinos de longas distâncias.

Anne Rigal, responsável pela Air France (AF) em Roissy-Charles de Gaulle, informou que a companhia fará em breve um vôo teste sem passageiros para tentar encontrar corredores aéreos seguros com a esperança de destravar um pouco a situação.

Já a empresa associada holandesa KLM fez um teste no trecho de Amsterdã para a Alemanha, mas ainda não expôs o balanço de sua experiência.

O vulcanologista francês Jean Marie Bardinzeff explicou à emissora BFM-TV que o vulcão está localizado embaixo de uma densa capa de gelo glacial, o magma se esfria rapidamente provocando explosões e colunas de cinza.

A atividade foi bastante vigorosa durante a noite o que provocou que cresça a coluna de explosão; o final ainda não se vislumbra, admitiu.

O primeiro-ministro, Francois Fillon, convocou outra reunião de emergência com seu gabinete, da qual esperam novas medidas em torno de uma abertura gradual dos aeroportos ou quiçá a extensão do fechamento em muitos casos.

Além dos mencionados, a França mantém sem serviços aos aeroportos de Le Bourget, Cherburgo, Lille, Brest, Lannion, Deauville, Morlaix, Caem, Estrasburgo, Vatry, Metz, Beauvais, Lorient, Quimper, Vannes, Rennes, Mulhouse e Chateauroux.

Igualmente, Nantes, a Rochelle, Limoges, Lyon, Clermont-Ferrand, Grenoble, Burdeos e Chambéry.

Eurocontrol, organismo de segurança aérea européia, anunciou a suspensão de 20 mil vôos no quarto dia após os estragos do fenômeno que, segundo a Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA, por suas siglas em inglês), geraram um custo mínimo para o setor de 200 milhões de dólares por dia.
prensa-latina

Nenhum comentário: