Paris, 18 abr (Prensa Latina) A Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) da França anunciou hoje o fechamento também dos aeroportos do sul do país pelas cinzas vulcânicas desprendidas do glaciar Eyjafjallajokull da Islândia.
À lista dos aeroportos sem serviço em território francês somaram-se desde as 14:00 horas local os de Toulouse, Montpellier, Pau, Tarbes, Biarritz e Perpiñán. Antes também deixaram de funcionar os de Marselha e Nice.
"Por medidas de segurança, a quase totalidade dos aeroportos já fechados ao Tráfego comercial permanecerão assim até, ao menos, segunda-feira 19 de abril às 08:00 horas locais", informou a DGAC.
As imagens de frustração são perceptíveis nas duas principais instalações de Paris, Roissy-Charles de Gaulle e Orly, sobretudo de viajantes que têm destinos de longas distâncias.
Anne Rigal, responsável pela Air France (AF) em Roissy-Charles de Gaulle, informou que a companhia fará em breve um vôo teste sem passageiros para tentar encontrar corredores aéreos seguros com a esperança de destravar um pouco a situação.
Já a empresa associada holandesa KLM fez um teste no trecho de Amsterdã para a Alemanha, mas ainda não expôs o balanço de sua experiência.
O vulcanologista francês Jean Marie Bardinzeff explicou à emissora BFM-TV que o vulcão está localizado embaixo de uma densa capa de gelo glacial, o magma se esfria rapidamente provocando explosões e colunas de cinza.
A atividade foi bastante vigorosa durante a noite o que provocou que cresça a coluna de explosão; o final ainda não se vislumbra, admitiu.
O primeiro-ministro, Francois Fillon, convocou outra reunião de emergência com seu gabinete, da qual esperam novas medidas em torno de uma abertura gradual dos aeroportos ou quiçá a extensão do fechamento em muitos casos.
Além dos mencionados, a França mantém sem serviços aos aeroportos de Le Bourget, Cherburgo, Lille, Brest, Lannion, Deauville, Morlaix, Caem, Estrasburgo, Vatry, Metz, Beauvais, Lorient, Quimper, Vannes, Rennes, Mulhouse e Chateauroux.
Igualmente, Nantes, a Rochelle, Limoges, Lyon, Clermont-Ferrand, Grenoble, Burdeos e Chambéry.
Eurocontrol, organismo de segurança aérea européia, anunciou a suspensão de 20 mil vôos no quarto dia após os estragos do fenômeno que, segundo a Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA, por suas siglas em inglês), geraram um custo mínimo para o setor de 200 milhões de dólares por dia.
prensa-latina
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário