PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Criança sobrevive a queda de avião em Trípoli que mata 103 pessoas





A queda de um avião de uma companhia aérea líbia, esta manhã, junto ao aeroporto da capital, Trípoli, matou 103 pessoas. Apenas uma criança sobreviveu.

Equipas de resgate junto aos destroços
Equipes de resgate junto aos destroços (Reuters)

O rapazinho, de nacionalidade holandesa e dez anos de idade, está a ser assistido num hospital perto da capital líbia, mas não apresenta ferimentos que ponham em risco a vida, precisou o ministro dos Transportes, Mohamed Zidan, em conferência de imprensa realizada junto local do acidente.

Um primeiro balanço de 105 vítimas foi avançado pela televisão Al Arabiya, citando então fontes oficiais locais. Mas mais tarde, a linha aérea líbia operadora do avião, a Afriqiyah Airways, avançou que viajavam a bordo do Airbus 330 o total de 93 passageiros, de várias nacionalidades, e 11 tripulantes, estes últimos todos de nacionalidade líbia.

O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, confirmou já que se encontravam a bordo "dezenas" de cidadãos do país, mas sem avançar certezas sobre um número exacto das vítimas. Fontes oficiais vieram mais tarde precisar que 61 holandeses morreram no desastre.

A Afriqiyah Airways revelou, por seu lado, que viajvam também no Airbus vários britânicos e que pelo menos 11 dos passageiros eram líbios.

As autoridades da Líbia descartaram já a hipótese de se ter tratado de um atentado suicida.

O voo partira de Joanesburgo, África do Sul, na noite anterior e o acidente ocorreu pelas 06h00 locais (05h00 em Lisboa), poucos minutos antes da aterragem no aeroporto de Trípoli. "[O avião] explodiu ao aterrar e desintegrou-se totalmente", descreveu um responsável pela segurança, citado sob anonimato pela agência noticiosa francesa AFP.

A segurança em volta do aeroporto foi reforçada e na zona é testemunhada a circulação de ambulâncias e veículos da protecção civil. Todos os acessos foram interditos ao trânsito particular.
publicopt

Nenhum comentário: