PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pessoas alheias à tripulação estavam na cabine do avião de Kaczynski

Pessoas alheias à tripulação estavam na cabine do avião de Kaczynski

Moscou, 19 mai (EFE).- Os especialistas russos que investigam o acidente aéreo no qual morreu o presidente polonês Lech Kaczynski afirmaram que no momento da queda havia na cabine dos pilotos duas pessoas que não eram membros da tripulação, informou nesta quarta-feira o Comitê de Aviação Interestatal.

"Na cabine havia pessoas que não eram membros da tripulação. Uma das vozes foi identificada, a outra deve ser submetida a uma identificação adicional por parte da Polônia", disse a chefe do comitê, Tatiana Anodina, citada pelas agências russas.

A especialista declarou que "é preciso investigar em que medida essas pessoas influenciaram na decisão (de aterrissar), já que é de grande importância para a investigação e para determinar as causas do acidente".

Ao mesmo tempo, assinalou que "por considerações éticas e morais e pelas normas da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata)" a equipe não pode revelar dados sobre a pessoa cuja voz foi identificada.

Tatiana, além disso, afirmou que a identificação das vozes dos tripulantes foi complicada, já que a porta da cabine estava aberta.

"Para eliminar o barulho da gravação foi utilizado um equipamento único, graças ao qual puderam ser identificadas claramente as vozes", disse.

Por outra parte, reiterou que "o trabalho da comissão técnica permitiu determinar que não houve ato terrorista, nem explosão, nem incêndio, nem falha técnica" e acrescentou que "os motores funcionaram até o momento do impacto".

"O sistema de navegação também estava aceso e funcionava, e a tripulação recebeu toda a informação relativa às condições meteorológicas e sobre os aeroportos alternativos", assinalou.

No acidente do último dia 10 de abril, perto da cidade russa de Smolensk, morreram 96 pessoas, das quais mais de 80 integravam uma delegação oficial polonesa, liderada por Kaczynski, que viajava à localidade russa de Katyn para prestar homenagem aos milhares de poloneses vítimas do stalinismo.

EPA

Nenhum comentário: