
O Departamento  dos Transportes dos EUA (DOT) apresentou na semana passada várias  propostas para tornar mais rigorosas as medidas de proteção dos direitos  dos passageiros de avião. 
Entre elas, o aumento da compensação  mínima para o impedimento de embarque do passageiro, dos atuais US$ 800  para US$ 1,300, caso o meio de transporte substituto esteja marcado para  chegar mais de duas horas após o horário original, para voos  domésticos, ou para chegar mais de quatro horas após o horário original,  para voos internacionais. 
Mesmo assim, quando as companhias  encontrarem transporte substituto, com previsão de chegada ao destino do  passageiro com até duas horas após o horário previsto no voo original,  em caso de voos domésticos, ou com até quatro horas após o horário  previsto no voo original, em caso de voo internacional, a compensação  proposta passaria dos atuais US$ 400 para US$ 650. A proposta do DOT  também prevê a atualização monetária dessas compensações, pelo índice da  inflação, a cada dois anos. 
Segundo informou a Business Traveler,  outras propostas incluem a expansão das regras para os atrasos com  passageiros embarcados (esperas dentro das aeronaves), para incluir as  companhias aéreas estrangeiras que operam no país e todos os aeroportos  dos EUA. Atualmente, as companhias domésticas que operam aeronaves com  mais de 30 assentos (inclusive charters) em médios e grandes hubs, são  obrigados a ter planos de contingência - comidas e bebidas em quantidade  adequada, toiletes operando, acesso a remédios -, para enfrentar esse  tipo de atraso, planos esses que devem ser publicados nos websites das  companhias. O DOT também quer que todas as companhias relatem os atrasos  com passageiros embarcados superiores a três horas. Atualmente, só 18  companhias aéreas são obrigadas a esse procedimento e apenas para voos  domésticos. 
Contudo, das várias outras medidas, a que  mais causou rebuliço foi a proibição de serem servidas porções de  amendoim ou produtos que contenham amendoim em voos de companhias  norte-americanas e estrangeiras abrangidas pelas normas DOT de saúde. 
Puxa, o que vai ser do lanchinho da Southwest então?! 
direto da pista
 
 
 
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