PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 16 de junho de 2010

TAM reabre museu e expõe 76 aeronaves históricas


Após dois anos de reformas, a TAM reabriu o seu museu da aviação, em São Carlos (SP). O Museu TAM, idealizado pelo falecido Comandante Rolim Amaro e seu irmão, João Francisco Amaro, possui 76 aeronaves, que contam momentos importantes da história da aviação.

Destacam-se o modelo Lockheed Constellation da Panair, em 1946, o alemão Masserschmitt, utilizado na Segunda Guerra, e outros, como a réplica do 14 Bis e o Mirage da Força Aérea Brasileira. O Brigadeiro Juniti Saito, chefe da FAB, compareceu à cerimônia.

Emocionado, João Francisco Amaro, irmão mais velho do Comandante Rolim Amaro, e responsável pelo Museu TAM, parou por duas vezes seu discurso, que relembrava o início do acervo de aviões.

“Confesso que chorei algumas vezes na arrumação da exposição”, afirmou o empresário aos jornalistas, após seu discurso.

Questionado sobre os aviões mais significativos em sua opinião, o fundador do Museu citou três: os modelos Cesna 140 e 185, ambos de estimação do Comandante Rolim, e o Masserschmitt, da Segunda Guerra.

“Porque muitos pessoas morreram por causa deste avião”, disse Amaro sobre o avião da Alemanha.

O Museu TAM, em São Carlos, ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados e é um dos maiores do mundo entre os acervos mantidos por empresas privadas. Foi inaugurado em novembro de 2006, em homenagem aos cem anos do 1º vôo de Santos Dummont com o 14 BIS. Na época, contava com 32 aeronaves.

Fotos: Greg Salibian/iG

Autor: Guilherme Barros

Nenhum comentário: