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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A história do avião capturado pelos Talibans


Aconteceu há 15 anos, em Agosto de 1995, o avião russo IL-76TD RA-76842 foi capturado por militantes Talibãs no Afeganistão. Juntamente com o avião,os 8 membros da tripulação foram igualmente feitos reféns.

O IL-76 era propriedade de uma companhia de aviação privada do Cazaquistão chamada Aerostan, e que depois foi sub-alugado pelo governo afegão para transporte de munições na rota Tirana-Sharjah-Kabul.

A carga encontrava-se sob todas as normas da ICAO e o carregamento foi então autorizado. Não era o primeiro vôo desta aeronave para a capital do Afeganistão Kabul, nem no rádio surgiu nenhum alerta de proibições especiais ou limitações de qualquer tipo para o vôo.

Enquanto sobrevoavam os céus do Afeganistão, a uma altura de 8000 metros, foi capturado por um caça MIG-21 pertencente ao movimento Talibã, tendo nos momentos imediatos sido forçado a aterrar no aeroporto de Kandahar.

Os talibãs iniciaram então um processo reivindicativo junto do governo de Moscovo e até mesmo da própria tripulação do avião já que acusavam o Kremlin de se intrometer nos assuntos internos do Afeganistão, ainda com a memória da guerra do Afeganistão bem fresca. A tripulação foi imediatamente feita refém sob segurança máxima, até que as condições impostas pelos terroristas fossem satisfeitas na plenitude. O governo russo, as Nações Unidas, a OIC (Organização para a Conferência Islâmica) e os Estados Unidos iniciaram uma corrida diplomática tendo como missão a libertação da tripulação feita refém, sem sucesso.

Assim sendo, o interesse no caso foi esmorecendo com o passar do tempo, tendo surgido por parte dos rebeldes uma nova ameaça de que poderiam matar toda a tripulação do avião. Foi então encetado novo plano negocial com as autoridades talibãs para entrega de um resgate, que nunca chegou a ser divulgado.

A tripulação, quase um ano depois ( volvidos 378 dias em cativeiro) conseguiu escapar. O plano foi o de iniciar a reparação do avião, e enquanto efectuavam estas tarefas, e num perfeito jogo de sintonia, conseguiram arrancar com o avião sem atraír a atenção dos rebeldes que os vigiavam. O descolar foi díficil, já que a pista disponível para o enorme avião de carga, equipado com 4 motores, era demasiado pequena, e a perseguição com alguns veículos militares dos talibãs não facilitava em nada as operações.

Com pouco combustível nos depósitos, a tripulação decidiu então ter o vizinho Irão como rota, e felizmente para eles conseguiram posteriormente todas as autorizações para o sucedido que poderia ter despoletado um grave incidente diplomático entre o governo russo e o governo iraniano, voando a uma altitude na gama entre os 50 e 100m e sem efectuar comunicações via rádio para prevenir nova intercepção por parte dos talibãs que deveriam estar à sua procura em território Russo.

Já em céus iranianos o piloto colocou a aeronave na sua altitude normal de operação e aterrou no aeroporto de Sharjah, já nos Emirados Árabes Unidos.


MAIS IMAGENS EM www.englishrussia.com


+ motores

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