PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

São José dos Campos – A Capital do Avião


A carreta do Movimento na Praça Afonso Pena. (foto: Danny Yin)

É a sétima maior cidade do estado de São Paulo, 30ª maior do Brasil e a terceira maior cidade do interior do Brasil (atrás apenas de Campinas e Uberlândia). Localizado no Vale do Paraíba, o município é um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina. Faz parte do Complexo Metropolitano Expandido da cidade de São Paulo, que é formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Santos,e as cidades de São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí, e cuja a população somada ultrapassa os 31 milhões de habitantes.

Estão instaladas na cidade importantes empresas e possui importantes centros de ensino e pesquisas como: o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Fomento Industrial (IFI), Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCASJ), o Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D), a UNIVAP, a UNIP, a UNIFESP, a ETEP, a FATEC e a UNESP.

A criação da EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. em 1969, originada em um setor de desenvolvimento de aeronaves do CTA, chamado PAR, colocou a cidade em uma nova era de desenvolvimento tecnológico, o que gerou muitos empregos e mão-de-obra especializada, sendo atualmente a maior empregadora da cidade, e fazendo que a cidade seja considerada a Capital do Avião. É a terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás da Boeing e da Airbus, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros.

A instalação do ITA, em 1950, impulsionou o processo de industrialização do município e a sua formação de mão de obra especializada foi fundamental para o desenvolvimento da EMBRAER. O ITA é uma instituição de educação e ensino superior ligada ao Comando da Aeronáutica e possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas a engenharia, principalmente no setor Aeroespacial, sendo considerado um centro de referência no ensino de engenharia.

Antiga Câmara Municipal, de 1926. (foto: Danny Yin)

Movimento pela Saúde Masculina

Nenhum comentário: