PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aeroporto de Congonhas poderá abrir uma hora mais tarde



O horário de abertura do aeroporto de Congonhas pode mudar das atuais 6h para as 7h. Amanhã está marcada uma audiência na qual o juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior irá decidir se aceita o pedido dos moradores e do MPF (Ministério Público Federal) para adotar medidas para reduzir a poluição sonora nas imediações do aeroporto.

Hoje, os pousos e decolagens de Congonhas ocorrem das 6h às 23h, mas três associações de moradores entraram com uma ação civil para tentar limitar o horário de operação no aeroporto e restringir o nível de ruído na região.

Durante quatro meses, o MPF promoveu reuniões entre moradores, empresas aéreas, Anac e Infraero para tentar chegar a um acordo, mas não obteve sucesso.

Na reunião de amanhã, o juiz poderá estabelecer maior prazo para que as partes cheguem a um consenso. Moradores e representantes da prefeitura concordam com a mudança de iniciar o funcionamento às 7h. Já a Anac e a Infraero afirmaram que a decisão só deve ser tomada depois de uma avaliação detalhada dos testes acústicos realizados e da análise da possibilidade de redução do barulho das aeronaves.

As companhias aéreas são contra qualquer modificação do horário. Se o aeroporto abrir uma hora mais tarde, serão impossibilitados até 34 pousos ou decolagens em um dos horários mais concorridos de Congonhas. Atualmente, há consenso apenas sobre o horário para checagem de motores pelas companhias aéreas, entre 9h e 17h.
e-band

Nenhum comentário: