PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nuvens vulcânicas podem apagar motores de avião



Nuvens vulcânicas como a do vulcão chileno Puyehue são compostas por material semelhante ao vidro que pode derreter em contato com as turbinas de um avião e provocar o apagamento dos motores das aeronaves. É o que diz o tenente coronel aviador Flavio Antonio Coimbra Mendonça, do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

As companhias aéreas TAM e Gol cancelaram até agora 51 voos por conta das nuvens do vulcão. De acordo com a TAM, foram fechados os aeroportos de Buenos Aires (Argentina); Assunção e Ciudad del Este (Paraguai); Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile) e Foz do Iguaçu (PR). As nuvens chegaram à capital argentina pela manhã e fecharam os dois aeroportos da cidade.
Elas também já estão no espaço aéreo brasileiro, de acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), na região do Rio Grande do Sul. O DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) monitora a evolução da nuvem e coordena a mudança de destinos das aeronaves que rumariam para aeroportos sob impacto da nuvem.

Segundo o meteorologista Marcelo Seluchi, do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), o fenômeno é visto apenas por imagens de satélite devido às chuvas intensas na região Sul do Brasil.

De acordo com ele, a nuvem é carregada por ventos vindos do Sudoeste, que devem continuar nesta semana. Para o meteorologista, a chegada das cinzas pode causar mais transtornos nos aeroportos, já que a nuvem está localizada na altura utilizada pela navegação aérea.
folhapress

Nenhum comentário: