PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trabalhadores da Embraer entram em greve em São José dos Campos

Os trabalhadores do turno da manhã da Embraer, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, entraram em greve nesta quinta-feira para reivindicar a antecipação da data-base de setembro para novembro. Às 15 horas, haverá uma nova assembleia na porta da fábrica. A paralisação será de 24 horas, mas se a empresa não começar a negociar, os metalúrgicos prometem greve por tempo indeterminado a partir da semana que vem.
A Embraer produz aviões para três segmentos diferentes da aviação: Comercial (9 modelos), Executiva (6 modelos) e Defesa e Governo (5 modelos). Por mês são produzidas 11 unidades do 190 (uma versão comercial para 100 ou 118 passageiros), entre 8 e 9 do Legacy e 20 a 25 do Phenom. A Embraer tem 12 mil funcionários na cidade. A greve ocorre na linha de produção, onde estão cerca de 9 mil trabalhadores. Segundo o vice-presidente do sindicato local, Herbert Claros, essa é a primeira greve da Embraer em 10 anos.
Logo após a assembleia, por volta das 7h, os trabalhadores saíram em passeata até o centro da cidade. Cerca de três mil metalúrgicos participaram da manifestação.
- Essa é uma resposta à intransigência da empresa, que se recusa a iniciar negociações imediatas pela campanha salarial com o sindicato e a antecipar a data-base para setembro, a exemplo do que já ocorre em toda a categoria - disse. Na última segunda-feira, os trabalhadores votaram estado de greve e deram prazo de 48h para a empresa responder às reivindicações.
Os metalúrgicos reivindicam reajuste salarial de 17,45%, sendo 9,75% de aumento real. Eles também querem a redução da jornada para 40 horas semanais. Atualmente, a Embraer pratica 43 horas, "uma das maiores da região", segundo Claros.
Atualmente, as negociações do setor aeronáutico são feitas entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o sindicato dos metalúrgicos. Os trabalhadores exigem que as negociações passem a ser direto com a Embraer, maior empresa do setor. No próximo sábado, dia 24, o Sindicato dos Metalúrgicos vai realizar uma assembleia geral com trabalhadores de todos os setores que ainda não fecharam acordo da campanha salarial, inclusive setor aeronáutico.
12 horas aéreas

Nenhum comentário: