PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 26 de maio de 2009

Fazenda de Canhedo deve ficar para trabalhadores


Os trabalhadores da Vasp estão ainda mais próximos de obter a posse definitiva da Fazenda Piratininga - que pertence ao ex-proprietário da Vasp , Wagner Canhedo - como forma de pagar parte das dívidas trabalhistas. O juiz da Vara de Falências do Distrito Federal, Fernando Brandini Barbagalo, responsável pela análise do pedido de recuperação judicial da Agropecuária Araguaia - também pertencente ao Canhedo - excluiu a fazenda Piratininga dos bens que deveriam ser mantidos no processo. Com isso, a propriedade agora fica liberada, caso o juízo auxiliar de execução da Vasp entenda por dar a posse definitiva da Fazenda aos trabalhadores. A propriedade, localizada no norte de Goiás está avaliada em R$ 421 milhões. A dívida estimada da Vasp com os trabalhadores é de cerca de R$ 1 bilhão. A empresa teve a falência decretada em setembro de 2008.

De acordo com a decisão da vara de falências do Distrito Federal, o prazo para apresentar o rol de bens essenciais ao exercício da empresa em recuperação se esgotou e não foi apresentado pela empresa em recuperação. Por isso, o juiz excluiu a Fazenda Piratininga dos bens que serão mantidos na recuperação da Agropecuária Araguaia. A decisão é de quarta-feira passada e ainda aguarda publicação no Diário Oficial do Estado.

Com essa decisão, a propriedade reivindicada pelos trabalhadores fica livre de contestação no processo movido em Brasília relacionado à recuperação da Agropecuária Arguaia, na opinião do advogado Carlos Duque Estrada Jr., que representa 550 trabalhadores da Vasp em 870 ações. "Como houve perda de prazo da parte interessada, não há como recorrer disso", afirma. O advogado que cuida do processo de recuperação da Agropecuária Araguaia, não foi localizado.

Os ex-trabalhadores da Vasp mantêm, agora, a expectativa com relação à decisão do juízo auxiliar de execução sobre a posse definitiva da Fazenda. A juíza Elisa Maria Secco Andreoni já pediu ao Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo e ao Sindicato Nacional dos Aeronautas - partes no processo trabalhista - um planejamento sobre como a fazenda seria mantida e administrada pelos ex-funcionários da Vasp, para depois decidir sobre a posse. O Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo já apresentou o plano que prevê a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) até que seja vendida e seus ativos transformados em cotas oara pagar os trabalhadores. Já o Sindicato Nacional dos Aeronautas, que pediu a prorrogação do prazo de apresentação, terá de apresentar o plano até hoje A partir disso, é esperado que a Justiça decida sobre a posse.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: