PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 26 de maio de 2009

Um dos motores do avião que caiu na Bahia teria falhado

A Aeronáutica já reuniu indícios de que um dos motores do Super King Air B-350 teria falhado minutos antes da queda, ocorrida na noite de sexta-feira num condomínio de luxo em Trancoso, no sul da Bahia. O acidente que deixou 14 mortos - dez parentes do empresário paulista Roger Ian Wright - deve começar a ser elucidado hoje, com a degravação da caixa-preta do avião. Após uma inspeção preliminar, os militares decidiram tentar degravá-la nos laboratórios da empresa Táxi Aéreo Marília (TAM), em Jundiaí, no interior de São Paulo. Caso não tenham sucesso, o gravador terá de ser enviado para os Estados Unidos.

Os dois motores do turboélice começam a ser periciados hoje no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos. A suspeita de que um deles parou repentinamente de funcionar surgiu da análise visual das hélices, feita por militares do 2º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa-2), do Recife, ainda no local do acidente.

Peritos ouvidos pela reportagem dizem que uma hélice "fria", sem rotação, costuma apresentar deformidades diferentes de uma em funcionamento. Enquanto a primeira fica quebradiça, a outra tende a se "moldar" à barreira com a qual se chocou. Se a falha de um dos motores se confirmar, dizem os especialistas, tudo indica que o bimotor tenha feito uma trajetória balística até o chão.

Numa fase crítica como a do pouso, uma perda inesperada de potência é considerada grave, embora possa ser contornada. Testemunhas disseram que o avião já parecia avariado antes da queda e da explosão. Parte dos depoimentos foi confirmada na 2ª Delegacia de Porto Seguro, onde foi aberto inquérito criminal para apurar as causas do acidente. Até hoje, oito pessoas - entre testemunhas e funcionários do aeroporto - haviam sido ouvidas.

Segundo o delegado Rafael Zanini, responsável pelas investigações, as pessoas notaram "algo estranho" com a aeronave ao se aproximar do solo. (Colaborou Vitor Hugo Brandalise)
Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: