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sexta-feira, 29 de maio de 2009

Trip Planeja Investir R$ 400 Milhões em 2010



- A Trip Linhas Aéreas espera repetir em 2010 o investimento de cerca de R$ 400 milhões programado para este ano. Os recursos deverão financiar a compra de cinco jatos da Embraer e outras cinco aeronaves ATR, afirmou à Agência Estado o presidente da empresa, José Mario Caprioli dos Santos.

Os aportes da Trip em 2009 representam o dobro do que foi desembolsado em 2008. A empresa trabalha para receber dez novas aeronaves no ano vigente e, ao mesmo tempo, devolver dois modelos usados.

A Trip havia selado com a Embraer a compra de cinco jatos modelo E-175, com 86 assentos, e mais dez opções de compra. Quatro deles - três jatos chegam em junho e o último em novembro - serão financiados com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que anunciou ontem um financiamento R$ 199,2 milhões para a Trip, com prazo de 15 anos. O crédito aprovado pelo BNDES corresponde a 85% do investimento total da Trip neste modelo.
A entrega do quinto pedido firme, inicialmente prevista para dezembro de 2009, foi postergada para abril de 2010, mas isso não significa menos aviões no portfólio da Trip neste ano. "Surgiu uma oportunidade de adquirirmos o mesmo modelo via leasing operacional, então a quinta aeronave dos pedidos firmes chegará só no ano que vem", explicou Caprioli dos Santos,
complementando que, no final de 2009, a empresa trabalhará em torno da captação de recursos para quitar a compra desta aeronave - ainda não se sabe se via banco de fomento ou mercado de capitais.

Além dos jatos da Embraer, a frota da Trip Linhas Aéreas recebe, neste ano, cinco aeronaves ATR-72 - uma chegou na semana passada. O restante integrará a frota de junho a novembro. Para pagar estes aviões, no total de US$ 100 milhões, a Trip conseguiu financiamento para 90% do valor com bancos de fomento da França e da Itália.

Santos Dumont
Com as quatro novas aeronaves que comprou da Embraer, a Trip vai aumentar o número de cidades atendidas para 81 - no começo do ano, eram cerca de 60 destinos. No final deste ano, a Trip quer elevar sua oferta de 90 milhões de assentos-quilômetro (ASK, no jargão do mercado), que foi a média mensal no primeiro trimestre, para 170 milhões de ASK, uma alta de quase 90%.

A maior parte deste aumento de capacidade será destinada ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que passou a aceitar, desde março, voos nacionais de longa distância. Antes desta abertura, a Trip tinha direito a sete autorizações de pousos e decolagens no Santos Dumont. Agora, vai ganhar mais 15 pares de slots.

Mercado em recuperação

O presidente da aérea considera agressivas as últimas investidas da Trip para seu plano de frota, ainda mais em um contexto de crise. Segundo ele, o mercado de aviação deve reagir no segundo semestre e, para o longo prazo, ele enxerga forte potencial de crescimento na indústria aérea. "Na aviação regional, então, o potencial é maior ainda."
Conforme o executivo, nos Estados Unidos, a oferta nesse nicho de mercado, que compreende aviões com menos de 100 assentos, representa em torno de 50% dos pousos e decolagens. No Brasil, Caprioli dos Santos estima que este porcentual seja de apenas 5%. Pelos cálculos do executivo, enquanto os assentos-quilômetro (ASK) da aviação regional equivalem a 25% da oferta nos EUA, no Brasil correspondem a 2%.
Fonte: Contato Radar

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