PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Director do Aeródromo de Évora considera "muito estranho" acidente com aeronave


O diretor do Aeródromo de Évora, onde está instalada a academia aeronáutica detentora da aeronave que caiu na noite passada perto da aldeia de Sete, no concelho Castro Verde, considerou "muito estranho" o acidente, que provocou a morte das três pessoas que seguiam a bordo do aparelho.


É no Aeródromo de Évora que está instalada a academia aeronáutica detentora da aeronave acidentada


"É um acidente muito estranho. Estava uma noite boa, sem nuvens e sem vento, portanto algo aconteceu e provocou o acidente", disse à agência Lusa o comandante Lima Bastos, referindo que "ainda é prematuro afirmar quais foram as causas do acidente".

Segundo Lima Bastos, o acidente envolveu um "avião bimotor Piper com matrícula belga" que a Academia Aeronáutica de Évora "tinha alugado a uma escola belga" e que "estava ao serviço da academia há cerca de um ano". O responsável indicou que o aparelho tinha ido "fazer treinos a Sevilha".

Lembrando que a academia "recorre a aeroporto internacionais para fazer treinos de instrumentos", Lima Bastos explicou que o avião "partiu de Sevilha, passou por Faro e a caminho de Évora, não se sabe bem porquê, caiu", às 22h27, no local de Pego da Volta, perto da Aldeia de Sete.

O acidente provocou a morte dos três tripulantes, um instrutor espanhol, de 27 anos, e dois alunos holandeses, de 19 e 20 anos, segundo informações de Lima Bastos e do segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Beja.

De acordo com Lima Bastos, as causas do acidente vão ser apuradas por peritos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, que "já estão a caminho do local".

As buscas no local da queda da avião, que realizava um voo autorizado, mobilizaram 12 elementos e cinco viaturas da corporação de bombeiros de Castro Verde e militares do Destacamento de Almodôvar da GNR.

A Academia Aeronáutica de Évora, uma escola profissional de pilotos instalada no Aeródromo de Évora, foi constituída em 1999, numa parceria entre a TAPGER, sub-holding da TAP Portugal, e a escola de pilotos holandesa Nationale Luchvaart School, sub-holding da empresa Canadian Aviation Electronics. A academia conta com uma dezena de cursos integrados de piloto de Linha Aérea de Avião, com a duração aproximada de 14 meses e que funcionam em simultâneo com outros cursos modulares, como Piloto Particular de Avião, Piloto Comercial de Aviões ou Qualificação em Voo por Instrumentos em Aviões Monomotor e Multimotor.

O acidente de terça-feira, envolvendo a queda de uma aeronave, é o oitavo em Portugal e o segundo no Alentejo desde o início deste ano. A 14 de Agosto, um avião bimotor Beech 99, conduzido pelo dono da aeronave e proprietário da empresa de pára-quedismo SkyDive, caiu no Bairro de Almeirim, em Évora, causando a morte dos dois ocupantes.

O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, que já veio lamentar o acidente da noite passada, garantiu, entretanto, que "estão asseguradas todas as condições de segurança" no Aeródromo de Évora para a realização do Portugal Air Show, um festival aéreo marcado para o fim-de-semana.
Público pt

Nenhum comentário: