PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Entre a esperança e a realidade - Aeroporto de Joinville



A Infraero é otimista e acredita que os problemas com os voos no aeroporto de Joinville podem se reverter nos proximos meses, trazendo de volta o passageiro que está viajando por Curitiba. "Com o corte das árvores e o tempo colaborando, teremos uma melhora gradual no movimento", diz o superintendente regional da Infraero, Sérgio Santiago Ribeiro.

A realidade é outra. A situação de 2000 (veja abaixo evolução do movimento), quando quatro companhias chegavam à cidade e havia voos para dez cidades, está bem distante. Além de depender da liberação da Aeronáutica tão cedo não há possibilidade de novos voos para a cidade.

Joinville está, no momento, fora dos planos da Trip e da Azul, as empresas que mais estão crescendo no País. TAM e Gol que voam para a mais populosa cidade catarinense não têm expectativas de ampliar o número de frequências. O argumento é que a cidade sempre esteve com a oferta de voos adequada à demana,

Ao mesmo tempo, o movimento cresce em cidades da região Sul, com perfil parecido ao de Joinville. As operações em Londrina cresceram 2,65% nos oito primeiros meses do ano, comparativamente ao mesmo período de 2008, mesmo contando com um forte concorrente a 100 quilômetros (Maringa).

O fluxo de passageiros em Navegantes, que serve a Blumenau e Itajaí, aumentou 29,43%. Em um raio de 100 quilômetros, há outros dois aeroportos: Joinville e Florianópolis.

A concorrência com Curitiba preocupa Ribeiro. Há alguns meses foi encomendado um estudo para saber quantos passageiros o terminal perde para Curitiba. De acordo com o superintendente, o trabalho foi suspenso por causa do problema do corte das árvores.

"Primeiro vamos resolver este assunto", diz. Com as questões estruturais resolvidas e a liberação de toda a pista, Ribeiro acredita que fica afastado o risco de eventuais desculpas das empresas aéreas.
A Notícia - SC

Nenhum comentário: