PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PIONERISMO FEMININO NA SEGURANÇA AÉREA DO RIO


Daniela (E) e Raquel são as primeiras mulheres da PM do Rio que se formaram como pilotos de aeronaves

O Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) da Polícia Militar ganhou ontem um pouco de charme feminino. Dos 18 alunos que passaram pelo Curso Teórico de Piloto Privado e Comercial, duas são oficiais da PM: Daniela Rhaddour, 25 anos, e Raquel Ventura, 26. Depois de rigorosas provas escritas e exames físicos, elas se tornaram as primeiras mulheres aptas a conduzir as aeronaves da unidade, criada em 2002.

A frota do GAM é de dois aviões e três helicópteros. A formatura aconteceu ontem de manhã no Hangar do grupamento, em Niterói, onde foram realizadas demonstrações de atividades de intervenção tática com tropa. Além das duas oficiais, participaram também do curso, ministrado pela Escola de Aviação da PM (EsAv), mais dez oficiais da PM do Rio, sete oficiais da Polícia Militar de Tocantins e um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O curso durou oito meses. Nesse período, os alunos tiveram aulas de navegação aérea, meteorologia aeronáutica, teoria de voo, regulamentos de tráfego aéreo e conhecimentos técnicos das aeronaves — todas as disciplinas obrigatórias para o curso de formação de pilotos, por exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os exames médicos e psicotécnicos foram aplicados por profissionais do Centro de Medicina Aeroespacial do Comando da Aeronáutica.

COPA DO MUNDO E OLIMPÍADA

Segundo a PM, a instituição tem investido na formação de novos pilotos e em tecnologia não apenas para agir no combate à criminalidade. A corporação já está se preparando também para garantir a segurança durante as duas maiores competições internacionais das quais o Rio será sede: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

O GAM — unidade subordinada ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) — passou a contar com a EsAv, em 2006. O objetivo inicial foi formar os pilotos que atuaram durante os Jogos Pan-Americanos, em 2007.
Desástres Aéreos

Nenhum comentário: