PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

domingo, 24 de janeiro de 2010

TAM vai testar serviço de telefonia em voos


Líder de mercado no Brasil, a TAM anunciou que pretende oferecer sistema de telefonia a bordo dos aviões para os passageiros. A companhia confirmou que vai instalar o sistema inicialmente em quatro aeronaves para testar o uso do serviço e sua aprovação pelos passageiros. A empresa destacou, no entanto, que os testes só serão inciados depois da liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já autorizou o sistema de acordo com a empresa.

O teste se prolongará por alguns meses para avaliar se o serviço, tal como foi configurado inicialmente, será suficiente ou exigirá ampliação. O sistema da empresa On Air, a contratada pela TAM, permite funcionamento de celulares GSM, troca de mensagens por SMS, envio de dados por smartphones e uso de internet (em laptops equipados com modem). A capacidade é para 12 celulares em funcionamento simultâneo. No caso dos demais equipamentos, não há limites.

Segundo comunicado da empresa, o sistema será testado apenas em voos domésticos e em várias rotas diferentes para que a empresa avalie o interesse dos passageiros.
Atualmente, segundo a TAM, um sistema similar é utilizado em uso em países da Europa, da Ásia e do Oriente Médio e estão sendo adotado na Oceania. Hoje, a companhia dispõe de duas aeronaves prontas para receber o sistema (um Airbus 320 de 174 assentos e um Airbus 319 de 144 assentos). No ano que vem, a TAM deve receber mais dois aviões (um A321 de 220 assentos e outro A320) já preparados para o sistema.

Durante decolagens e pousos, os passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos. O sistema passa a fornecer sinal quando a aeronave atinge 3 mil metros de altitude, o que evita interferência na infra-estrutura das operadoras instalada em terra.

Segundo o comunicado da TAM, "mesmo que permaneçam ligados todo o tempo (inclusive em pousos e decolagens), os aparelhos não interferirão no sistema de controle do avião, pois o sistema de celular a bordo já está preparado para lidar com essa situação". O serviço será cobrado diretamente na conta de telefone do passageiro. A tarifa será definida pela operadora usada pelo cliente. Isso abre oportunidades para que, no futuro, os passageiros possam contar com pacotes especiais de minutos grátis a bordo, por exemplo. A TAM não será responsável por esses valores.

ZH DINHEIRO

Nenhum comentário: