Líder de mercado no Brasil, a TAM anunciou que pretende oferecer sistema de telefonia a bordo dos aviões para os passageiros. A companhia confirmou que vai instalar o sistema inicialmente em quatro aeronaves para testar o uso do serviço e sua aprovação pelos passageiros. A empresa destacou, no entanto, que os testes só serão inciados depois da liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já autorizou o sistema de acordo com a empresa.
O teste se prolongará por alguns meses para avaliar se o serviço, tal como foi configurado inicialmente, será suficiente ou exigirá ampliação. O sistema da empresa On Air, a contratada pela TAM, permite funcionamento de celulares GSM, troca de mensagens por SMS, envio de dados por smartphones e uso de internet (em laptops equipados com modem). A capacidade é para 12 celulares em funcionamento simultâneo. No caso dos demais equipamentos, não há limites.
Segundo comunicado da empresa, o sistema será testado apenas em voos domésticos e em várias rotas diferentes para que a empresa avalie o interesse dos passageiros.
Atualmente, segundo a TAM, um sistema similar é utilizado em uso em países da Europa, da Ásia e do Oriente Médio e estão sendo adotado na Oceania. Hoje, a companhia dispõe de duas aeronaves prontas para receber o sistema (um Airbus 320 de 174 assentos e um Airbus 319 de 144 assentos). No ano que vem, a TAM deve receber mais dois aviões (um A321 de 220 assentos e outro A320) já preparados para o sistema.
Durante decolagens e pousos, os passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos. O sistema passa a fornecer sinal quando a aeronave atinge 3 mil metros de altitude, o que evita interferência na infra-estrutura das operadoras instalada em terra.
Segundo o comunicado da TAM, "mesmo que permaneçam ligados todo o tempo (inclusive em pousos e decolagens), os aparelhos não interferirão no sistema de controle do avião, pois o sistema de celular a bordo já está preparado para lidar com essa situação". O serviço será cobrado diretamente na conta de telefone do passageiro. A tarifa será definida pela operadora usada pelo cliente. Isso abre oportunidades para que, no futuro, os passageiros possam contar com pacotes especiais de minutos grátis a bordo, por exemplo. A TAM não será responsável por esses valores.
ZH DINHEIRO
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