PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

domingo, 24 de janeiro de 2010

Um avião recreativo para os pilotos de fim-de-semana

Um avião recreativo para os pilotos de fim-de-semana

Nova aeronave custa 96 mil euros e exige, no mínimo, 20 horas de treino de voo.

O ICON A5 é um pequeno avião recreativo de dois lugares, que pode ser transportado num carro familiar com reboque e guardado numa garagem normal. Foi fabricado para pousar em terra ou em cursos de água.

Esta pequena aeronave desportiva custa 96 mil euros e destina-se aos pilotos de fim-de-semana com um mínimo de 20 horas de treino de voo e com capacidade financeira para o poder adquirir.

"Este modelo foi desenhado para que as pessoas que não conhecem aviões saibam que algo mudou", afirmou Kirk Hawkins, engenheiro e antigo piloto de F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos, ao site www.popularmechanics.com.

Refira-se que Hawkins é o fundador e presidente executivo da empresa ICON Aircraft, que produz este avião ligeiro, que se assemelha a um carro desportivo.

"O produto tem de ter sex appeal e ter uma inspiração estética. Não precisa de trabalhar bem, tem de parecer que trabalha bem", esclarece Hawkins.

A empresa que produz o ICON A5, está localizada na Califórnia do Sul, onde existe a maior concentração de firmas ligadas ao design de aeronaves e automóveis. Este modelo foi desenvolvido pela empresa Scaled Composites, de Burt Rutan, que está ligada a projectos como o Voyager, o Global Flyer, o SpaceShipOne e o Virgin Galactic's SpaceShipTwo.

O ICON A5 alia a beleza com a performance e a segurança e tem um aspecto divertido. Pode ser considerado o novo brinquedo motorizado do século XXI.

Nenhum pormenor foi descurado na sua construção. Por exemplo, no caso de existir alguma emergência o avião pode flutuar até ao solo dado que está equipado com um pára-quedas.

DN Desporto

Nenhum comentário: