 O setor aeronáutico é bastante regulamentado  devido à preocupação com a segurança operacional. Como em diversos  outros setores da economia, também se recomenda a implementação de um  sistema de gestão da qualidade, conforme a norma ISO 9001 e um sistema  de gestão ambiental, conforme norma ISO 14001. Este setor é regido pelos  Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC). Além disso,  recomenda-se que os impactos ambientais, devido às emissões de gases de  efeito estufa, sejam abordados conforme a norma ISO 14064.
O setor aeronáutico é bastante regulamentado  devido à preocupação com a segurança operacional. Como em diversos  outros setores da economia, também se recomenda a implementação de um  sistema de gestão da qualidade, conforme a norma ISO 9001 e um sistema  de gestão ambiental, conforme norma ISO 14001. Este setor é regido pelos  Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC). Além disso,  recomenda-se que os impactos ambientais, devido às emissões de gases de  efeito estufa, sejam abordados conforme a norma ISO 14064.Os RBAC especificam os  requisitos técnico-legais visando principalmente às condições de  operação segura das aeronaves. Dentre os requisitos especificados no  RBAC 21, por exemplo, encontram-se os requisitos de projeto e fabricação  de aeronaves, objetivando a certificação do produto aeronáutico. O  esforço de certificação será significativamente menor caso a organização  já possua um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a norma  ABNT NBR ISO 9001 ou com a ABNT NBR 15100, específica para o setor  aeroespacial.
Além da segurança operacional, os RBAC também especificam  requisitos na área ambiental. Como exemplos, podemos citar o RBAC 34,  que especifica requisitos para Drenagem de Combustível e Emissões de  Escapamento de Aviões com Motores a Turbina e o RBAC 36, que especifica  Requisitos de Ruído para Aeronaves.
Referente a ruído  aeronáutico as normas ABNT NBR 16638:2005, ABNT 10856:1989, ABNT NBR  12314:1997, ABNT NBR 9543:1986 fornecem informações complementares para o  tratamento dos aspectos ambientais levantados em um Sistema de Gestão  Ambiental (SGA).
Pela esfera de emissões de GEE, em especial o CO2, a  cada tonelada de querosene aeronáutico (JET A1) queimado são produzidos  3,15 toneladas de CO2. No âmbito da ISO 14064, pode-se estabelecer  oportunidades para o desenvolvimento de projetos objetivando a obtenção  de créditos de carbono. Ou seja, a partir de um impacto ambiental  diagnosticado, a utilização da norma ISO 14064 abrirá oportunidades para  a elaboração de empreendimentos que melhorarão a qualidade ambiental  juntamente com retornos financeiros às organizações 
Fonte: (EUROPEAN CORINAIR MANUAL, 2001), via Organização  Basileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica - DCA-BR.
HANGAR DO HEINZ
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