PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ministro indiano diz que piloto de avião que caiu era "muito experiente"

22.mai.2010/Reuters
Bombeiros combatem incêndio nos destroços do avião que caiu em Bangalore, na Índia, em meio a corpos carbonizados de ocupantes da aeronave

O piloto do avião da Air India que se acidentou neste sábado (22) em Bangalore (sul da Índia) com 166 pessoas a bordo era "muito experiente", disse o ministro indiano de Aviação Civil, sugerindo que a curta área de segurança ao redor da pista pode ter contribuído para a catástrofe.

acidente aviao india mapa

O Boeing 737 procedente de Dubai saiu da zona destinada à aterrissagem dos aviões e terminou seu percurso em um desfiladeiro rodeado por uma espessa vegetação, deixando 158 mortos no pior acidente aéreo registrado na Índia nos últimos 14 anos. Autoridades chegaram a divulgar anteriormente que 159 pessoas haviam morrido.

AFP/STR

Segundo Praful Patel, ministro de Aviação Civil, o piloto Z. Glusica, oficialmente identificado com a nacionalidade sérvia, tinha mais de 10 mil horas de voo e estava familiarizado com esta pista de aterrissagem, na qual havia pousado mais de 20 vezes.

AFP PHOTO/STR

Boeing caiu em desfiladeiro após desviar da pista durante pouso

As condições no momento do pouso eram boas, com visibilidade suficiente, mas o ministro destacou que a zona de segurança ao redor da pista em caso de perda de controle é mais curta que em alguns aeroportos.

- Bangalore não tem tanta zona de ultrapassagem, neste caso aparentemente [o piloto] não foi capaz de deter o avião. Nós podemos dizer sem dúvida alguma a partir dos primeiros elementos que, além disso, tudo parecia normal.

Mas o ministro esclareceu que ainda é "muito cedo" para determinar as causas exatas da catástrofe, informando que foi iniciada uma investigação.

Patel afirmou que oito passageiros sobreviveram. Três deles estão em estado grave, quatro têm ferimentos leves e um saiu ileso. Um menino que foi retirado com vida do avião morreu a caminho do hospital.

As caixas-pretas do avião ainda não foram encontradas.

A pista na qual a aeronave tentou aterrissar tem 2,6 km de comprimento.

r7

Nenhum comentário: