PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Avião teria pegado fogo antes de cair, diz testemunha

Equipes de socorro trabalham no local da queda da aeronave
Equipes de socorro trabalham no local da queda da aeronave
15 de julho de 2009
Reuters

O avião que caiu nesta quarta-feira no Irã, matando 168 pessoas, pegou fogo antes de tentar realizar um pouso de emergência, disse uma testemunha a agência Isna. Segundo informações divulgadas pelo jornal NYT, as chamas atingiram a cauda da aeronave.

Outras testemunhas afirmaram ainda que o avião, um modelo Tupolev de fabricação russa da companhia aérea Caspian Airlines, estava cheio de combustível e explodiu assim que se chocou no chão, em uma localidade rural perto de Qazvin, a 150 km a noroeste de Teerã.

Apesar dos relatos, ainda não há maiores detalhes sobre a queda. As autoridades iranianas estão em busca das caixas-pretas da aeronave. "A única informação que temos é que o voo 7908 teve problemas 16 minutos após decolar", disse porta-voz da organização iraniana de aviação civil, Reza Jafarzadeh.

Seis cidadãos armênios e dois georgianos estavam no voo, e o resto eram iranianos, segundo a agência AP. Entre eles estavam seis membros da equipe nacional jovem de judô, junto dos seus treinadores e membros da comissão técnica. Segundo o NYT, os atletas estavam indo para Armênia para treinar para uma competição na Hungria, em agosto.

Pouco depois do acidente, que aconteceu às 11h30 (4h30, horário da Brasília), a televisão iraniana mostrou imagens do local, que ficou coberta por pedaços de fuselagem. "O avião ficou destroçado. Muitos pedaços estão espalhados pelos arredores de Jannat-abad", detalhou o chefe da unidade contra incêndios, Hussein Behzadpour.

A Caspian Airlines é uma companhia iraniana fundada em 1992, que opera voos locais e internacionais para Hungria, Emirados Árabes Unidos, Síria, Ucrânia, Armênia, Belarus e Turquia. O Irã tem uma frota aérea em estado crítico, afetada pelas sanções internacionais.

Desde a imposição das sanções em 1980, após o triunfo da Revolução Islâmica que tirou do poder o último Xá da Pérsia, o pró-ocidental Mohammad Reza Pahlevi, a aviação iraniana sofreu vários acidentes com aviões que transportavam mais de 100 passageiros.

Terra

Nenhum comentário: