PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Governo iraniano atribui culpa por acidente a restrições impostas pelo governo dos EUA

Equipes trabalham nos destroços do Tupolev 154

TEERÃ - Velhos e sem manutenção adequada, os Tupolevs utilizados na aviação comercial iraniana foram responsáveis por outros dois grandes acidentes aéreos no Irã, em 2002 e em 1993. O país, que registrou diversos acidentes com aeronaves nos últimos anos, principalmente por falta de manutenção, é criticado em todo o mundo pela falta de segurança.

Autoridades iranianas dizem que a culpa pelo alto índice de acidentes é das sanções impostas pelos EUA, que as impedem de recuperar apropriadamente aeronaves americanas compradas antes da Revolução Islâmica em 1979 e também dificultam a compra de peças de aviões na Europa. As sanções forçam companhias aéreas iranianas e o Exército muitas vezes a recorrerem à compra de aeronaves russas com vários anos de uso.

Um avião de passageiros Tupolev 154, de fabricação russa, caiu no noroeste do Irã na quarta-feira matando todas as 168 pessoas a bordo.

( Images de destroços e do desespero de parentes )

Avião levava equipe iraniana de judô para a Armênia

Segundo a TV iraniana, entre os mortos do acidente de ontem com o avião da Caspian Airlines estão oito lutadores e dois técnicos da seleção iraniana juvenil de judô, que viajavam à Armênia a fim de se prepararem para um campeonato que acontecerá em Budapeste no início de agosto. Ainda segundo a TV, a maioria dos 168 mortos é iraniana. Há dois cidadãos armênios e dois georgianos confirmados, mas há dezenas de nomes de origem armênia com nacionalidades ainda não confirmadas.

( Relembre os maiores acidente aéreos dos últimos 10 anos )

- Criamos um gabinete de crise para coordenar as tarefas de busca, resgate e identificação dos corpos - afirmou o general Hossein Sajedinia, responsável pelas operações.

Autoridades de aviação iraniana também disseram que o avião, já em chamas, ainda tentou fazer um pouso de emergência e pediu ao aeroporto de Teerã permissão para retornar, mas que explosões no ar impediram qualquer tipo de manobra. O acidente foi o pior do país desde fevereiro de 2003, quando um avião militar iraniano caiu no sudeste do Irã matando 302 pessoas.

Os governos do Irã e da Armênia lamentaram o acidente e prometeram dar assistência aos parentes das vítimas.

O Globo

Nenhum comentário: