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quinta-feira, 16 de julho de 2009

Saiba mais sobre a fabricante russa de aviões Tupolev

Uma falha técnica pode ter causado a queda do avião da companhia iraniana Caspian Airlines nesta quarta-feira, segundo autoridades locais citadas pela agência semi-oficial Fars. O voo 7908, que ia de Teerã à capital da Armênia, Ierevan, levava 168 a bordo e não há sinais de sobreviventes.

A aeronave, um modelo Tupolev de fabricação russa, caiu às 11h33 (4h03 no horário de Brasília). Segundo a agência oficial Irna, o avião decolou do aeroporto internacional Imã Khomeiny de Teerã e caiu 16 minutos depois, perto de Janat Abad, na Província de Qazvin.

A Tupolev é uma companhia aérea e de defesa da Rússia. Oficialmente conhecida como PSC Tupolev, a empresa é sucessora da famosa Tupolev OKB e do Bureau de Design Tupolev, comandada pelo renomado engenheiro aerospacial A.N. Tupolev. A companhia celebrará seu 87º aniversário em 22 de outubro de 2002.

A empresa trabalha em desenvolvimento, produção e vistoria de produtos aéreos civis e militares, como aeronaves e sistemas de armas. A companhia também atua em tecnologias de mísseis e aviação naval. Através de sua existência, mais de 300 projetos foram realizados, e mais de 18 mil aeronaves Tupolevs foram produzidas para a Rússia e países do leste europeu.

História

A Tupolev foi fundada em 1922. Suas instalações foram construídas para abrigar apenas pesquisa aeronáutica e design de aviões, e a produção era feita por outras empresas. Durante a década de 1920, a companhia se comprometeu a fazer pesquisas sobre aviões fabricados inteiramente de metal.

Entre seus resultados mais notáveis nesse período está um bombardeiro pesado que definiu, por muitos anos, as tendências de desenvolvimento de aeronaves pesadas, tanto civis quanto militares.

Mikhail Chernichkin/Reuters
Tupolev-160, conhecido como "Blackjack", decolando na Ucrânia, em foto de 2000
Tupolev-160, conhecido como "Blackjack", decolando na Ucrânia, em foto de 2000

Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Tupolev Tu-2 --todo feito de metal-- foi um dos melhores bombardeiros da antiga União Soviética. O avião foi produzido em larga escala e com diversas variantes a partir de 1942. Na guerra, foi usado madeira na fuselagem da parte traseira por causa de uma escassez de metal.

Em 1945, quatro Boeings B-29 Superfortresses pousaram no território soviético depois de uma missão no Japão. Eles foram rapidamente copiados pelo bureau de design e formou a base do primeiro bombardeiro estratégico soviético intercontinental, o Tu-4, que voou pela primeira vez em 1947 e, depois, foi produzido em grandes números.

Logo depois, houve o desenvolvimento do bombardeiro Tu-16, que usava uma asa com uma ponta inclinada para trás para uma boa performance supersônica.

Enquanto os jatos a turbo não eram eficientes no aspecto de combustível, os soviéticos resolveram designar um novo bombardeiro, o Tu-20, equivalente ao Boeing B-52, com alcance intercontinental e performance parecida com a de um jato.

A década de 1960 viu a ascendência do filho de A.N. Tupolev, A.A. Tupolev. Seu papel na empresa incluiu o desenvolvimento da primeira linha área supersônica do mundo, o Tu-144, o popular Tu-154 e o bombardeiro estratégico Tu-22M. Todos esses fizeram com que a então União Soviética atingisse uma paridade militar estratégica e de aviação civil com o Ocidente.

Nos anos 70, a Tupolev concentrou seus esforços em aumentar a performance dos bombardeiros Tu-22M, assim como do Tu-154 --que deu origem ao eficiente Tu-154M.

Na década de 1980, o bureau de design criou o bombardeiro estratégico supersônico Tu-160. Suas características incluíam asas geométricas variáveis. Apesar de o Tu-160 ter se mostrado mais eficiente que seu equivalente ocidental, o Rockwell B-1, a desintegração da União Soviética retardou seu desenvolvimento.

Tempos pós-soviéticos

Com o fim da Guerra Fria, os trabalhos de pesquisa da Tupolev se concentraram na avião civil, principalmente em combustíveis de operação econômicos e alternativos.

Folha online

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