PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Homenagem ao Pai da Asa Delta


Francis e Gertrude Rogallo em 1948 com um pedaço de pano na cozinha, inventou a asa-delta.

Em 1 de Setembro de 2009, com a idade de 97 anos e pouco mais de um ano após a morte de sua esposa Gertrude, faleceu Francisco Rogallo, inventor do retalho em sua casa perto de Kitty Hawk na Carolina do Norte (E.U.A.).

O retalho que Gertrude e Francis testou no túnel de vento improvisado em casa com uma caixa de papelão , lançou as bases para todos os desenvolvimentos posteriores das asas delta, planadores, ultraleves, pára-powered, kite surf, e outras asa flexível aparelho voador.
No início da corrida espacial, o Rogallo doou sua patente sobre a aba para a NASA, que iniciou uma série de experimentos em Parawing como ele chamava a asa, com estudos envolvendo lançamentos de alturas de até 60 km e velocidades de Mach 3, com o objetivo de avaliar a retalho como um sistema de recuperação para a cápsula espacial Gemini e estágios do foguete consumido.
As informações acumuladas durante este programa de pesquisa foi utilizado por desenhadores civil para desenvolver muitos dos ultraleves que apareceram mais tarde. Francisco nasceu na cidade de Palo Alto, Califórnia (E.U.A.) em 27 de Janeiro de 1912. Ele se formou como engenheiro mecânico na Aeronáutica da Universidade de Stanford em 1935, quando foi chamado de "A Idade de Ouro da Aviação". Além da óbvia sobre o retalho, Rogallo foi concedido patentes sobre controles de outra ala, ranhuras, perfis, asas de alvos aéreos e configurações avançadas de retalhos. Seu último vôo em um planador foi realizado quando tinha 80 anos.

Nenhum comentário: