|  | Airbus                                  comemora aprovação de combustível                                  50% sintético A conquista abre caminho para o combustível 100% sintético | 
A Airbus dá boas vindas à última etapa da aprovação do uso de 50% de combustível sintético na aviação comercial pela ASTM International*, uma das maiores organizações de desenvolvimento de padrões voluntários do mundo. Os combustíveis sintéticos líquidos para aeronaves podem ser produzidos a partir de biomassa, gás natural ou carvão e são conhecidos como combustíveis xTL.
“Esse importante marco abre caminho para a mistura de 100% xTL produzida inteiramente com matéria prima orgânica como, por exemplo, sobras de serragem”, disse Christian Dumas, Vice-Presidente de Desenvolvimento Sustentável e Eco-Eficiência da Airbus. “Essa nova especificação é um grande passo rumo à redução do impacto ambiental causado pela indústria da aviação e representa uma conquista significativa para o planejamento de combustíveis alternativos da Airbus”, acrescentou.
A área de combustíveis alternativos da Airbus estima que aproximadamente 30% do combustível de aviação que será utilizado em 2030 poderá ser composto por biocombustível sustentável se o cultivo de matéria-prima não alimentar de alta produtividade alcançar maturidade até a metade da próxima década.
Um grande passo no processo de introdução progressiva dos combustíveis alternativos ocorreu em 1° de fevereiro de 2008 quando, pela primeira vez na história da aviação comercial, uma aeronave civil (Airbus A380) equipada com motores Rolls-Royce, voou utilizando uma mistura composta de 40% de combustível sintético derivado de gás natural GTL fornecido pela Shell.
A                            Airbus acredita na cooperação internacional                            e entre indústrias para o desenvolvimento de                            combustíveis alternativos e sustentáveis.                            A empresa e seus parceiros já percorreram um                            longo caminho no estudo de combustíveis alternativos.                            Além de compartilhar suas pesquisas sobre o tema                            com parceiros europeus (CALIN, Alfa-Bird), em novembro                            de 2007, a Airbus, juntamente com a Qatar Airways, Qatar                            Petróleo, Qatar Combustíveis, Parque de                            Ciências e Tecnologia de Qatar, Rolls Royce e                            Shell Cia. Ltda. de Petróleo Internacional, assinaram                            um acordo para pesquisar, em detalhes, os benefícios                            operacionais e ambientais gerados pelo uso do combustível                            GTL na aviação.
Defesa Net
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário