PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

British Airways e Iberia negociam fusão



A britânica British Airways e a espanhola Iberia anunciaram que estão em negociações formais para a fusão das duas companhias. Caso seja concretizado, o negócio criaria a terceira maior empresa aérea do mundo. As companhias, no entanto, já avisaram que as conversas devem durar vários meses.

Empresas aéreas de todo o mundo estão em dificuldades devido ao aumento dos preços do petróleo, que representam cerca de 40% dos custos de operação. Cerca de 40 pequenas companhias do setor já anunciaram falência ou pediram recuperação judicial neste ano pressionadas pela disparada do barril.

Sem muito dinheiro em caixa, British Airways e Iberia negociam uma fusão por meio de troca de ações. As duas empresas já possuem participações acionárias minoritárias uma na outra. A nova companhia teria valor de mercado de 8,4 bilhões de dólares, uma frota de 450 aeronaves, receitas anuais de 16 bilhões de euros e voaria para cerca de 200 destinos. Com a Iberia, a British Airways ganharia presença significativa em um mercado onde ainda é tem participação tímida: a América Latina.

As duas empresas planejam manter as marcas separadas após a fusão. No entanto, haveria economia de despesas administrativas, maior poder de barganha com fornecedores e sinergias na venda de bilhetes. Se as conversas caminharem como esperado, British Airways e Iberia poderiam ainda incluir a American Airlines nas negociações, criando um gigante transatlântico do setor aéreo.

A British Airways demonstrou interesse no negócio pela primeira vez há 16 meses. A Iberia, entretanto, rejeitou as negociações por decisão de seu principal acionista, o banco espanhol Caja Madrid. Com a piora nas condições de mercado, o banco mudou de opinião e passou a enxergar a fusão com bons olhos.

As conversas entre BA e Iberia seguem uma onda de consolidação no setor. Em 2004 a holandesa KLM se uniu à Air France. Neste ano, as americanas Delta e Northwest anunciaram uma fusão que criou a maior empresa aérea do mundo. A alemã Lufthansa já demonstrou interesse em se unir à portuguesa TAP.
Portal Exame

Nenhum comentário: