A confusão remonta a Maio de 2001, mas só agora é que foi tornada pública. Um vídeo difundido hoje mostra o ataque aéreo de uma missão levada a cabo pela CIA, em parceria com as Forças Armadas Peruanas, contra um hidroavião que transportava uma família de missionários peruanos.
O ataque ocorreu quando a CIA confundiu os missionários com narcotraficantes que sobrevoavam a selva peruana, por cima da cidade de Iquitos.
Os disparos saldaram-se com a morte de Verónica Bowers e o seu bebé de sete meses. A bordo seguiam, ainda, o piloto, o pai da família, Jim, e o filho mais velho, Cory, de seis anos.
As imagens mostram o piloto a gritar por ajuda, logo após os militares peruanos terem emitido um alerta de identificação ao hidroavião. A mensagem foi ignorada, porque os aviões estavam em frequências diferentes.
O chefe da Comissão de Informação de Segurança do Congresso americano, Pete Hoekstra, mostrou-se revoltado com o resultado do erro: “eram cidadãos americanos que foram brutalmente assassinados pelo governo do seu país”. E acrescentou: “lamento que não se possa garantir que este tipo de erros não volta a acontecer”
Un vídeo muestra un ataque de la CIA contra un hidroavión de misioneros de EEUU
EL MUNDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário