PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fim da crise e nova classe média ajudam companhias aéreas



"Hoje está mais fácil viajar, tanto pelo preço melhor dos pacotes como pelo parcelamento maior" - Vanessa Andrade Rosa, bancária


As companhias aéreas respiram mais aliviadas. Depois de amargar prejuízos com atentados terroristas, desastres aéreos, crises financeiras e gripe suína, que acabaram levando muitas empresas a encerrar as atividades, o setor deve voar em céu de brigadeiro em 2010.

Nas agências de viagens é esperado recorde de vendas dos últimos 10 anos. O fim da crise financeira e a ascensão de uma nova classe média, a classe C, vão ajudar a engordar a ocupação nas aeronaves brasileiras. Além disso, os prazos maiores de pagamento facilitam o acesso do brasileiro ao turismo.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou este mês parcelamento em até 60 vezes, por meio de parceria com o Banco do Brasil. No mês passado, a Trip havia fechado o mesmo acordo com o banco, com prazo de 180 dias para o vencimento da primeira parcela.

A demanda maior de passageiros na aeronaves deve acabar com a guerra de tarifas e os preços médios dos bilhetes aéreos tendem a subir, segundo os analistas de aviação.

Por outro lado, a oferta de bilhetes promocionais (para quem compra com mais antecedência) também tende a ficar maior, já que as mais novas no segmento de aviação (Gol, Webjet e Azul) têm como política os preços mais competitivos. “As companhias aéreas estão vivendo um bom momento. O preço médio dos bilhetes já subiu e pode subir ainda mais, pois a demanda está aquecida. Hoje, cruzamos nos aeroportos com público de diversas classes sociais e não só da A e B”, afirma Simone Escudêro, diretora de projetos de estudo de mercado da All Consulting. Apesar da alta de preços, ela acredita em promoções fortes. “As novatas, como Webjet, Azul e OceanAir, são muito competitivas”, diz.

O aquecimento no setor de aviação pode ser não só na quantidade de passageiros pelos corredores dos aeroportos brasileiros, como também nos números.
A indústria de aviação transportou 6,02 milhões de passageiros em dezembro de 2009, contra 4,37 milhões no mesmo mês de 2009, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Está certo que a base de comparação é fraca, já que em dezembro de 2008 o país estava no início da grave crise financeira, com pesadas demissões em setores importantes da economia, como mineração e siderurgia. Mas o desempenho do segmento de turismo em janeiro continua em ritmo acelerado.

“Muitas agências tiveram em janeiro o melhor mês de vendas dos últimos 10 anos. Estamos prevendo um recorde de negócios em 2010. Precisamos treinar as equipes das agências para esse boom que deve acontecer e a mudança de mercado. Os clientes da classe C viajam cada vez mais”, afirma José Carlos Vieira, vice-presidente nacional e diretor regional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav).

A bancária Vanessa Andrade Rosa e o guarda municipal Wagner Messias vão para Porto Seguro (BA) com o filho, Matheus, em março. É a terceira vez que o casal visita a cidade. Na primeira vez foi na lua de mel, há 10 anos. “Hoje está mais fácil viajar, tanto pelo preço melhor dos pacotes como pelo parcelamento do pagamento mais amplo. Na nossa primeira viagem para lá, fomos de ônibus. Na segunda e agora vamos de avião”, observa Vanessa. O casal vai passar uma semana em Porto Seguro e vai pagar em 10 parcelas.

Com foco nas classes C e D, a Webjet lançou a promoção Vai voando, que dispensa análises de crédito, um dos principais obstáculos para o consumidor de classe social mais baixa ter acesso ao transporte aéreo. Com a promoção, o cliente pode parcelar a viagem de três a 12 vezes fixas, sem juros, sem qualquer comprovação de renda ou análise de crédito.

Em dezembro, a Webjet transportou 349,2 mil passageiros, alta de 109,31% em relação a igual período do ano anterior. A ocupação média nos voos ficou em 79,9%. O incremento dos negócios, segundo a empresa, aconteceu por conta do aumento da frota, que passou de 11 para 20 aviões, além do lançamento de produtos como o Vai voando.
UAI

Nenhum comentário: