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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

'Piloto foi até herói', diz comandante da Aeronáutica sobre acidente com helicóptero da TV Record


O tenente coronel Ricardo Beltran Crespo, chefe Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa IV), da Aeronáutica, afirmou nesta quarta-feira que o piloto Rafael Delgado Sobrinho, 45 anos, que morreu nesta quarta-feira na queda de um helicóptero da TV Record, em São Paulo , pode ser considerado herói por ter conseguido evitar que o aparelho caísse sobre veículos, imóveis ou pessoas. O piloto morreu e o cinegrafista da Record que estava na aeronave ficou ferido e está internado. Por meio de rádio, Rafael relatou ao piloto de um helicóptero da TV Globo que sobrevoava a mesma região de São Paulo que teve problemas no rotor de calda, que é a hélice da parte de trás do helicóptero.

- O piloto foi até herói de ter conseguido trazer o helicóptero para uma área como esta, desabitada, o que é difícil em São Paulo - disse o comandante.

O tenente coronel disse que nenhuma hipótese será descartada na investigação sobre a queda do aparelho. O órgão tem prazo de um ano para concluir a investigação, mas ele espera esclarecer o acidente com rapidez.

Segundo Crespo, serão investigadas causas técnicas, como o possível problema no rotor de cauda, e as condições de tempo, como a possibilidade de rajadas de vento no momento em que o piloto tentava fazer o pouso de emergência. O tenente coronel explicou ainda que será checada a manutenção da aeronave e o treinamento do piloto, além das condições físicas e psicológicas do profissional no momento do acidente. A fabricante do helicóptero, a Helibras, já se dispôs a colaborar na investigação, acrescentou. O cinegrafista da Record, que sobreviveu ao acidente, e o piloto e o cinegrafista da TV Globo, que viram o acidente também serão ouvidos. Além disso, o Seripa já solicitou a gravação das conversas de Rafael Sobrinho durante o voo à torre de controle do Aeroporto de Congonhas.

- Vamos averiguar a documentação da aeronave, a manutenção e o fabricante dela já disse que vai nos ajudar. Vamos ver também o aspecto psicológico, fisiológico e técnico do piloto e o treinamento dele - explicou.

Crespo afirmou que também será verificada a habilitação do piloto - que deve ser renovada a cada um ou dois anos, de acordo com o tipo - e se os dois ocupantes do aparelho usavam os cintos se segurança necessários - abdominal e suspensório. O helicóptero, um EC 350, havia decolado do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, para sobrevoar a cidade.
12 HORAS

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