PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 18 de maio de 2010

MIT projeta avião que consome 70% menos

MIT projeta avião que consome 70% menos

Avião para 180 passageiros (abaixo) e para 350: consumo de até 70% menos combustível

SÃO PAULO - Pensar no futuro da aeronáutica. Esse era o desafio proposto pela NASA a seis equipes de projetistas americanos.

Um dos resultados é a aeronave proposta pelo Massachusetts Institute of Technology, que consome 70% menos combustível durante o vôo.

O projeto de US$2,1 milhões da Agência Espacial Americana é voltado para pesquisas que ajudem a estabelecer os rumos da aeronáutica nos próximos 25 anos. Conhecido como N+3, por se propor a pensar à frente das próximas 3 gerações de aviões, ele deve estabelecer os rumos da NASA até 2035.

As seis equipes contratadas em outubro de 2008 para o projeto (entre elas Boeing, GE Aviation e Northrop Grumman) devem melhorar a sustentabilidade em itens como eficiência, barulho e emissão de NOx pesando em uma sociedade na qual o tráfego aéreo será pelo menos o dobro do atual.

Do MIT, a única instituição de ensino do grupo, saíram duas ideias promissoras: uma para substituir os atuais Boeing 737, e a outra para substituir os 777.

Chamado de “180-Passenger D Series”, em uma referência ao número de passageiros que comporta, este modelo seria usado para vôos comerciais. Fabricado em alumínio e tecnologias já existentes, ele queimaria 50% menos combustível que os atuais 737. No entanto, considerada a hipótese de se utilizar materiais e até mesmo combustíveis mais modernos, essa economia poderia chegar a 70%.

Já o “350-Passenger H Series” seria a aeronave grande para vôos internacionais. A novidade é que a parte larga do corpo cria um novo equilíbrio que elimina a necessidade de uma cauda para balancear a nave. Além de 70% menos combustível, ele também elimina 75% das reduções de NOx.

info.abri

Nenhum comentário: