PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 30 de junho de 2009

Aviões da Gol têm pane e assustam passageiros


Infraero informou que não tinha ingerência para determinar cancelamento ou qualquer outra medida em relação aos vôos

O vôo 1939 da Gol, entre 6h20 e 11h25 da manhã de ontem, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, passou por quatro tentativas frustradas de decolar, com destino a Belém, Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Na quarta tentativa, somente 26 dos 133 passageiros que deveriam viajar estavam a bordo.

A maioria desceu da aeronave por medo e por considerar que não havia segurança em dar continuidade à viagem. Outro vôo da Gol, o 1642, que seguiria para São Luís, Belém, Santarém e Manaus, às 10h10, também sofreu pane, ontem pela manhã, em Fortaleza.

Os passageiros do vôo 1939 deveriam ter decolado às 6h20, mas, conforme a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), uma “pane mecânica” inviabilizou as quatro tentativas de decolagens.

A reportagem apurou que haveria um desentendimento entre o mecânico responsável pela aeronave e o piloto. Enquanto o mecânico autorizava o prosseguimento do vôo, o piloto se mantinha na retaguarda em seguir viagem na aeronave com problemas.

O fato é que grande parte dos passageiros não quiseram se submeter ao risco e desistiram de seguir no vôo. Na quarta tentativa, que aconteceu por volta das 11h25, somente 26 passageiros dos 133 que embarcaram inicialmente estavam a bordo. A fonoaudióloga Daniela Barros, que seguiria para Belém, foi uma das que desistiram após a terceira tentativa.

“Primeiro disseram que a demora era porque estava reabastecendo. Depois disso, houve mais uma tentativa, mas o avião voltou novamente para a pista. Só nos liberaram por volta de 9h30. A Gol disse que vai nos acomodar em outros vôos e pagar todas as despesas com hospedagem, transporte e alimentação”, disse ela, acrescentando que “quanto a isso não houve nenhum problema”.

Depois de um passeio em Fortaleza, outra que desistiu de viajar no avião da Gol com pane foi a dona-de-casa Ana Célia Gatinho. “Depois da terceira tentativa, muitos passageiros se levantaram das suas poltronas em protesto e resolveram não ir mais no vôo. Fiquei com muito medo, tenho mais de 50 anos, sou hipertensa e não quero me arriscar. O importante era ir com segurança, como não foi possível, desisti”, conta ela, que estava acompanhada de mais três pessoas.

Conforme Ana Célia, a empresa Gol estava levando os passageiros para hotéis e remarcando as passagens de acordo com a disponibilidade e as necessidades de cada um dos passageiros prejudicados.

Já Munir Chaves, que veio buscar o filho que mora em Fortaleza para passar férias em Marabá, onde mora, também teve que adiar a viagem. “Só desisti na terceira tentativa, mas muitos já desceram na segunda vez que o avião falhou. Agora, a Gol vai remarcar as nossas passagens”, disse.

O outro vôo da Gol com pane, 1642, conforme a assessoria de imprensa da Infraero, deveria ter levantado vôo às 10h10, o que não aconteceu em decorrência de uma troca de pneus. A Infraero informou que não tinha ingerência para determinar o cancelamento ou qualquer outra medida em relação aos vôos, diante de problemas como os que foram registrados ontem.

Por volta do meio-dia de ontem, o vôo 1939 não havia sido cancelado oficialmente e constava no painel de chegadas e partidas como “decolando”. Já o vôo 1642, que também apresentava pane e estava atrasado, sinalizava somente como “embarque imediato”. Procurados pela equipe de reportagem, nenhum dos funcionários que estavam no balcão da Gol quis falar sobre o assunto.

SEGUNDO A INFRAERO
Aeronave ficou parada para manutenção

Até o início da noite de ontem, as únicas informações divulgadas sobre os problemas envolvendo os vôos 1939 e 1642, ambos da companhia aérea Gol, eram da Infraero, que administra o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, depois das quatro tentativas de decolagem do vôo 1939, a aeronave foi mantida em solo e colocada em manutenção, sem previsão de quando voltaria a voar.

A Infraero informou ainda que os 133 passageiros que deveriam ter viajado neste vôo já haviam sido remanejados para os horários disponíveis, inclusive em outras companhias aéreas. Alguns embarcaram ontem mesmo, mas outros preferiram adiar a viagem para hoje. A prioridade foi dada a quem tinha mais pressa em viajar. Muitos passageiros tinham compromissos profissionais nos destinos, outros, porém, voltavam de férias e aceitaram esperar um pouco mais.

Quanto ao vôo Gol 1642, a Infraero explicou que, antes da decolagem, foram detectados problemas com os pneus da aeronave, que precisaram ser substituídos. O procedimento, considerado simples, foi executado imediatamente. O trabalho durou cerca de duas horas. Pouco antes das 12h30, logo depois de concluído o serviço de troca dos pneus, os passageiros embarcaram normalmente e o avião seguiu rumo a São Luís, no Maranhão, primeira parada até o destino final, Manaus, Amazonas.

PROBLEMAS

Vôo Gol 1939 133 passageiros
Destino Belém (PA) - Manaus (AM) - Porto Velho (RO) - Rio Branco (AC) - Cruzeiro do Sul (AC)
Decolagem quatro tentativas frustradas
26 passageiros permaneceram na aeronave, após a última tentativa

Vôo gol 1642
teve problemas com os pneus, que precisaram ser trocados
Destino São Luís (MA) - Belém (PA) - Santarém (PA) - Manaus (AM)
Atraso o vôo decolou do Aeroporto Internacional Pinto Martins quase duas horas após o previsto
Contato Radar

Nenhum comentário: