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terça-feira, 30 de junho de 2009

ITA desenvolve laboratório de automação da montagem estrutural de aeronaves


Projeto em parceira com a Embraer pode revolucionar o processo de produção de aeronaves;

Defesa Brasil mostra em primeira mão as imagens do laboratório


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São José dos Campos – O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embraer desenvolveram um projeto inédito na indústria aeronáutica mundial. Após onze meses de trabalho, no último dia 24 de junho foi apresentado para o público interno das instituições o Laboratório de Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (LAME).

Financiado pela Finep, o projeto Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (AME) foi coordenado pelo Prof. Luís Gonzaga Trabasso, do ITA, e pelo Eng. Marcos Leandro Simonetti, da Embraer.

Instalado numa área de 300m², o laboratório complementa a infraestrutura do Centro de Competência em Manufatura da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA e permite, também, capacitar recursos humanos nesta área tecnológica.

O LAME é composto por uma célula robótica constituída de dois robôs industriais de alta capacidade de carga e grande volume de trabalho. Considerados inovadores nas suas respectivas áreas, entre os equipamentos, dispositivos e sistemas que integram o LAME estão também uma célula de medição de grandes volumes, constituída por sistema GPS indoor, sistema de calibração dinâmica de robôs e laser radar, além de um efetuador robótico multitarefa com capacidade de furação, cravação e inspeção de rebites.

Estes equipamentos garantem uma enorme diminuição no tempo e alta precisão na montagem. O processo automatizado poderá estar em funcionamento na Embraer dentro de dois anos. Ele representa um diferencial competitivo entre os grandes fabricantes aeronaves e revolucionaria o mercado ao aumentar a produtividade de 30% a 90% dependendo do setor.

Como funciona

O processo de nivelamento e alinhamento automático de fuselagens é feito com o uso dos dois robôs. Eles são orientados por sistemas GPS indoor, laser tracker, laser radar e sistemas óticos. Nesse processo, o robô posiciona uma seção de fuselagem em relação a outras seções de fuselagem de maneira a compor uma estrutura de aeronave completa. Os pesquisadores estudam ainda uma solução complementar de alinhamento que utilizará um terceiro robô especificamente projetado e construído para a tarefa.

Defesa Brasil

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