PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Aeroporto Gatwick, em Londres, é vendido por US$ 2,5 bilhões



O administrador britânico de aeroportos BAA, que pertence ao grupo espanhol Ferrovial, venderá o aeroporto londrino de Gatwick, o segundo mais importante do Reino Unido, por 1,51 bilhão de libras (US$ 2,5 bilhões) ao fundo Global Infrastructure Partners (GIP), com sede em Nova York.

"A BAA anuncia que chegou a um acordo para vender 100% de seus interesses no aeroporto de Gatwick a um entidade controlada pela Global Infrastructure Partners (GIP) por 1,51 bilhão de libras", afirma um comunicado oficial.

O GIP já possui o London City Airport, o aeroporto mais próximo do novo bairro de negócios de Canary Wharf.

A BAA informou que o dinheiro da venda, que deve ser concluída em dezembro e depende da aprovação das autoridades europeias, será usado principalmente para pagar a dívida do grupo.

O operador britânico de aeroportos foi adquirido em 2005 por um consórcio liderado pela construtora espanhola Ferrovial por 10,23 bilhões de libras.

A BAA informou que do valor total, 55 milhões de libras estarão condicionados ao futuro resultado de tráfego e à estrutura de capital do GIP.

O diretor geral do grupo, Colin Matthews, afirmou que a BBA se concentrará nas melhorias de Heathrow e seus outros aeroportos.

As autoridades de concorrência do Reino Unido determinaram que a BAA venda três dos sete aeroportos que possui na Grã-Bretanha - dois em Londres e um na Escócia - para acabar com uma dominação considerada prejudicial aos passageiros e às companhias aéreas.

A BAA recordou que aceitou vender Gatwick, na zona sul de Londres, em setembro de 2008.

Em março recebeu a ordem de vender até o início de 2011 os aeroportos de Stansted - ao nordeste de Londres - e o de Edimburgo ou Glasgow, na Escócia.

BAA, que também possui o aeroporto de Aberdeen, na Escócia, e o Southampton, no sul da Inglaterra, apelou da decisão e espera uma resposta.
O Imparcial - MA

Nenhum comentário: