PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Licença ambiental faz Infraero rever 2ª pista



O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza, informou ontem que entregará à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na próxima semana, um novo plano diretor de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos com mudanças que, segundo ele, irão minimizar os impactos ambientais da construção da segunda pista de pouso e decolagem. A Infraero decidiu deslocar a futura pista em 400 metros na direção da Rodovia Santos Dumont e em 200 metros na direção da pista atual. Com isso, a terceira pista, cuja construção está prevista na segunda fase de ampliação, em 2025, também será deslocada em 200 metros.

Com essas alterações e outras mudanças pontuais nas áreas de hangaragem de aeronaves e dos terminais, o presidente da Infraero acredita que os impasses que impediam o licenciamento ambiental da obra estarão superados e a construção da segunda pista poderá ter início. Para os proprietários de terras nada muda. O rearranjo de pista e demais espaços ocorrerá dentro das áreas declaradas de utilidade pública e em processo de desapropriação. Nessa área, existem 48 nascentes e 438 hectares de vegetação nativa remanescente, sendo 235 hectares de cerrados, 173 de floresta estacional semidecidual e 29,7 de campos de várzea.

O impacto dessas propostas de mudanças sobre os remanescentes vegetais e nascentes ainda não foi avaliado pela Prefeitura. O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo de Oliveira, afirmou que estão sendo realizados os ajustes necessários e que será preciso sobrepor a proposta da Infraero com os estudos ambientais para ter uma avaliação do impacto. “Teremos um parecer da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que certamente apontará as condicionantes. Depois disso, será feito o projeto final para ser apresentado ao licenciamento. A Infraero tem se mostrado disposta a alterar o projeto para chegar a um que tenha propostas ambientalmente mais adequadas”, afirmou.
Aeroportos no Brasil

Nenhum comentário: