PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ciência Técnica permite embarque de líquido em avião

Desde 2006, passageiros de aviões vem se deparando com uma medida de segurança considerada por muitos bastante incômoda: a proibição de transportar líquidos na aeronave.

Frascos de perfume, garrafinha de água e até mesmo tubos de pasta de dente são confiscados em aeroportos do mundo todo – especialmente naqueles considerados locais de maior segurança.


Técnica permite embarque de líquido em avião

Agora, esse procedimento pode estar com os dias contados: um grupo de físicos alemães decidiu testar uma maneira mais simples e menos invasiva de evitar o embarque de substâncias explosivas ou que possam ser usadas em ataques terroristas.

No centro de pesquisa Forschungszentrum Jülich, eles desenvolveram uma nova forma de espectroscopia, um método que usa radiação eletromagnética para identificar materiais.

O novo método é chamado espectrografia Hilbert, e trabalha com um número maior de freqüências, de alguns gigahertz a muitos terahertz. Para transformar o espectro eletromagnético em um sinal elétrico capaz de avisar sobre a presença de fluídos suspeitos, foi acoplado à máquina um aparelho nanoeletrônico que detecta sinais.

Os primeiros experimentos mostraram que, medindo apenas quatro freqüências variando de micro-ondas a terahertz, foi possível identificar rapidamente líquidos como água, etanol, propanol e acetona. Mas tem um detalhe: as análises, por enquanto, foram todas feitas em recipientes plásticos.

O estudo ainda precisa de mais tempo para ser aperfeiçoado, mas os resultados iniciais foram publicados na IOP Superconductor Science and Technology.

INFOPLANTÃO

Nenhum comentário: